Como em um passe de mágica, South Park – Snow Day! é anunciado pela THQ Nordic com uma proposta inusitada em partidas cooperativas de até 4 jogadores. Para aqueles que nunca tiveram contato com os jogos anteriores nos consoles, a franquia busca incentivar as partidas online com os amigos, deixando o RPG por turnos de lado. Nesta nova jornada, os jogadores presenciarão pequenos desafios que são gerados aleatoriamente para tornar o fator replay ainda mais presente.
Com Cartman, Stan, Kyle e Kenny, você será capaz de acabar com o reinado do Sr. Hankey e proteger a cidade de South Park? É isso que você irá descobrir nesta análise completa de South Park – Snow Day!
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela THQ Nordic!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um dia especial na neve
Em South Park – Snow Day!, os jogadores assumirão o controle do personagem Novato, um garoto que chega recentemente na cidade de South Park e percebe que uma forte nevasca está se aproximando, espalhando o caos com cidadãos congelados, aparição de vampiros e até mesmo casas que estão soterradas pela neve. Como uma forma de proteger o seu bairro, o Novato se junta ao grupo de Cartman para descobrir a verdade sobre a nevasca e confrontar o Sr. Hankey, responsável por toda a destruição.
Ao confrontar alguns inimigos e concluir novos objetivos, os jogadores descobrem que alguns meninos do bairro foram influenciados pela magia poderosa do nosso “cocôzinho de natal”. Desta forma, nossos aliados se preparam para um combate mortal dividido em 5 capítulos, onde derrotamos Butters, Kenny, Stan, Kyle e Sr. Hankey.
O que torna a experiência ainda mais imersiva e divertida é que o jogo oferece doses cavalares de humor, mantendo o mesmo ritmo do desenho. Se você é um grande fã da franquia ou assistiu alguns episódios, com certeza irá se deparar com muitas referências e até mesmo pequenos trechos da cidade de South Park. Um exemplo disso é o quintal de Cartman, onde os jogadores poderão realizar upgrades para o personagem, alterar as suas roupas ou visuais e selecionar as armas e habilidades para iniciar as missões.
Embora ofereça uma narrativa simples e objetiva (se comparada aos jogos anteriores), South Park – Snow Day! acaba sendo uma ótima experiência cooperativa, permitindo que os jogadores se aliem aos seus amigos online ou utilizando Bots em sessões privadas. Durante toda a minha experiência de aproximadamente 12 horas de gameplay, tive a oportunidade de jogar com um amigo, onde descobrimos novas missões e novas habilidades para tornar o nosso guerreiro ainda mais poderoso.
Em suma, o game acerta em cheio com sua proposta cooperativa, entretanto, falha ao oferecer uma variedade limitada de conteúdos que poderiam complementar ou motivar os jogadores a darem continuidade. Veja bem… ao selecionar uma das 5 missões presentes na Mesa de Guerra (lobby), o jogo se inicia, disponibilizando desafios que são gerados aleatoriamente. Embora sejam divertidos, alguns trechos e inimigos da missão acabam se repetindo, mantendo sempre a mesma experiência.
Novato em ação!
O sistema de combate de South Park – Snow Day! acaba se tornando um dos maiores atrativos do game, oferecendo diversas opções de builds de acordo com a preferência dos jogadores! Para aqueles que pretendem realizar upgrades no protagonista, é possível coletar a Matéria Escura derrotando inimigos e abrindo baús. Com este item, é possível aumentar a Stamina, barra de HP, defesa do Novato, coletar mais recursos, tornar o ataque corpo a corpo ainda mais poderoso e até mesmo a aumentar a velocidade de locomoção dos jogadores.
E as novidades não param por aí! No quintal do Cartman, os jogadores terão acesso à barraca de arsenal, permitindo realizar a troca das armas e habilidades para determinadas missões. Como sempre fui fã de um combate rápido, optei por jogar com as Adagas para criar sequências de ataques rápidos que causam sangramento em meus inimigos. Para os jogadores que buscam um combate ainda mais equilibrado, é possível jogar com uma espada e escudo para aparar e finalizar com novos golpes. Se você prefere um combate ainda mais eficiente, recomendamos utilizar o machado de duas mãos, diminuindo a sua mobilidade e aumentando o seu poder com uma arma pesada.
- Adaga – ideal para um combate rápido com a habilidade de causar sangramento nos inimigos;
- Espada e escudo – ideal para um combate equilibrado, permitindo que o jogador ataque e apare os inimigos;
- Machado de duas mãos – ideal para performar golpes poderosos e criar um ciclone girando a arma.
Ao selecionar a arma principal, os jogadores terão direito a optar também por uma arma secundária, responsável por gerar bolas de fogo com um cajado, atirando flechas com um arco ou até mesmo cobrindo áreas com chamas utilizando uma varinha.
- Arco – ideal para criar ataques a longa distância;
- Cajado – ideal para queimar vários alvos de uma única vez;
- Varinha – ideal para incendiar inimigos a curta e longa distância.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre cada arma, chegou a hora de falar sobre os poderes especiais de cada jogador e o sistema de cartas responsável por controlar todos os desafios presentes em South Park – Snow Day!
Os poderes são fundamentais para combater as multidões de inimigos durante as missões, tornando-se um recurso crucial para quem planeja jogar de maneira cooperativa. Confira abaixo os principais poderes que podem ser combinados:
- Escudo de bolha – reflete os disparos dos inimigos;
- Investida – nosso personagem solta um pum e arrasta o inimigo até a parede;
- Bomba de Drone – utiliza um drone explosivo que persegue os inimigos;
- Fuga de peido – nosso personagem solta um pum, envenando os inimigos que estão próximos;
- Bomba de gravidade – utiliza um balão que suga os inimigos e causa dano;
- Totem de cura – cria um totem que regenera a vida da equipe;
- Torreta de neve – cria uma torreta que atira bolas de neve;
- Bompaca – faz com que o gato urine nos inimigos e eles se confundam, causando um atordoamento.
O sistema de cartas presente em South Park – Snow Day! é uma nova mecânica implementada para criar regras ao jogo. Com estas cartas, os jogadores poderão desenvolver as habilidades das armas e torná-las ainda mais poderosas, além de permitir criar upgrades para elevar o nível. Mas não pense que isso será fácil! Nossos inimigos também utilizam cartas que acabam gerando benefícios, podendo transformá-los até mesmo em zumbis ou vampiros. Estas cartas tornam os inimigos ainda mais poderosos, dificultando as partidas cooperativas e a conclusão das missões ao derrotar os chefes de cada área.
Um dos aspectos que mais me incomodaram durante o combate foi a ausência de um sistema de mira para “travar” nos adversários, semelhante ao que é encontrado em jogos como Dark Souls, Bloodborne, Lies of P e outros jogos do gênero soulslike. Claro, esse problema pode não ser notado por jogadores que não estão familiarizados com outros jogos da franquia, mas a falta desse recurso pode complicar a movimentação para realizar contra-ataques nos inimigos.
Gráficos e trilha sonora
Considerando que South Park – Snow Day! é um jogo voltado para os consoles de última geração, ele não apresenta nenhuma inovação técnica que o faça se destacar nesse quesito. No entanto, a implementação e a modelagem 3D se encaixaram perfeitamente nos personagens, tornando a experiência ainda mais imersiva e realista. Durante a gameplay, é possível notar o uso de cores vibrantes em objetos de cenário, skins dos inimigos e até mesmo nas cutscenes do game. Além disso, alguns trechos do game oferecem pequenas animações similares as presentes no desenho. Um show, não é mesmo?!
Partindo para a trilha sonora, o jogo não deixa nada a desejar durante os momentos de combate, onde as músicas podem variar de acordo com os inimigos ou missões. O jogo também oferece recursos para áudio espacial e 3D, beneficiando os jogadores que utilizam fones de ouvido, headsets e soundbars/home theaters.
O maior problema de South Park – Snow Day!
Por se tratar de um jogo focado em seu modo cooperativo, South Park – Snow Day! acabou decepcionando com a baixíssima variedade de conteúdos presentes em sua versão final. Mesmo com todo o empenho da THQ Nordic em oferecer um bom sistema de combate e uma variedade em habilidades, é impossível não olhar para o game e sentir falta de “algo a mais” para tornar o fator replay ainda maior.
Desta forma, acredito que South Park funcionaria ainda melhor como um jogo gratuito (free-to-play) com conteúdos que poderiam ser melhor aproveitados caso sejam vendidos a parte ou por meio de atualizações mensais com Passes de Temporada. Apresentando uma campanha com apenas 5 capítulos e uma DLC de sobrevivência, é possível finalizar o game em até 5 horas. É claro que isso pode variar de jogador para jogador de acordo com a dificuldade selecionada antes de iniciar a missão.
Review de South Park – Snow Day! – Vale a Pena?
Com a proposta de inovar a franquia e fugir do combate por turnos, a THQ Nordic foi ousada ao investir em um jogo cooperativo como South Park – Snow Day!, entretanto, sua falta de conteúdo durante o lançamento pode se tornar um dos maiores empecilhos para aqueles que buscam uma experiência imersiva e completa.
Sinto que a empresa desperdiçou uma grande oportunidade de torná-lo um jogo free-to-play, fazendo com que os jogadores criem mais expectativas com conteúdos lançados mensalmente. Mesmo com este problema gravíssimo, é impossível não olhar para seu sistema de combate com um certo carinho, criando uma proximidade com os jogadores e tornando a experiência cooperativa ainda mais divertida.
Para os jogadores novatos ou aqueles que são apaixonados pela franquia South Park, recomendo aguardarem uma futura promoção já que o jogo oferece pouco conteúdo. Se mesmo assim você optar pela compra, esteja ciente em jogar com um amigo, caso contrário, o jogo poderá se tornar maçante!
South Park – Snow Day! será lançado em 26 de março de 2024 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
South Park - Snow Day! sofre com a falta de conteúdos durante o lançamento, afastando jogadores que buscam experiências cooperativas imersivas. Para aqueles que pretendem se aventurar neste universo, recomendamos sessões cooperativas de até 4 jogadores para tornar a gameplay ainda mais divertida!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho