Desde os tempos mais primórdios, os sonhos sempre exerceram um fascínio imenso em nossa espécie. Muitas civilizações tentaram atribuir uma origem para esse fenômeno recorrente que todos nós experimentamos todos os dias, ao fechar nossos olhos, após termos cumprido nossos papeis no palco do mundo desperto.
Segundo algumas versões do mito criado na Grécia antiga, Morfeu era o líder dos Oniros – a personificações dos sonhos. Tais seres de asas negras emergiam à noite, como bandos de morcegos dos lares cavernosos no Érebo, a terra da escuridão eterna além do sol nascente. Os Oniros cruzavam os dois portões do mundo dos sonhos. O primeiro, feito de chifres, era fonte dos sonhos proféticos que os deuses mandavam, enquanto o outro, de marfim, trazia sonhos falsos e sem sentido. O termo grego para “sonho” é oneiros; para “pesadelo”, é melas oneiros (sonho negro).
Contextualização com Sweet Dreams Alex
Nessa extensa colcha de retalhos que é a mitologia grega, os Oniros compõem um segmento fascinante e enigmático. Nascidos da união de Nyx, a deusa primordial da noite, e Erebus, a personificação da escuridão, os Oniros representavam para os gregos antigos a essência dos sonhos. Eles atuavam como guardiões do reino dos sonhos, sempre atentos e sempre esquivos, tecendo os fios da imaginação no tecido da própria realidade.
E o que tudo isso tem a ver com Sweet Dreams Alex? Bem, respondo brevemente que Alex precisa da proteção dos Oniros para continuar em sua jornada de crescimento saudável. E cabe a nós, jogadores, interpretar o papel de protetores dos sonhos imaginado pelos gregos.
Afinal, não há missão mais importante no mundo do que combater pesadelos enquanto uma garotinha dorme.
E então, do que se trata esse jogo mesmo?
Para começo de conversa, o jogo, em si, não é nem de longe tão assustador quanto a premissa que introduzi acima. O clima do jogo é bem onírico, sim, não vou negar. Ele produz um resultado mais relaxante, aliado a ótima trilha sonora composta para as fases. Ao invés dessa impressão de ser um jogo que possa causar medo, o resultado final é um jogo muito agradável.
E o que fazemos em Sweet Dreams Alex?
A jogabilidade consiste na criação de labirintos complexos, fazendo com que prestemos atenção aos diversos cenários apresentados para que possamos resolver os mais variados quebra-cabeças. Tudo isso, como escrevi na introdução, com o intuito de proteger Alex enquanto ela dorme.
Eu achei os quebra-cabeças um tanto quanto desafiadores – mais do que eu esperava ter que lidar. O jogo oferece mais de 250 níveis e, embora possam começar bem fáceis, eles se tornam muito mais difíceis à medida que avançamos. Mais camadas de profundidade na jogabilidade, como, por exemplo, funções novas, são apresentadas conforme vencemos os desafios propostos. Então, prepara-se para colocar o cérebro para trabalhar!
Apesar do fato de que Sweet Dreams Alex ter colocado o meu próprio cérebro para trabalhar, o jogo em momento algum chegou perto de ter sido uma experiencia estressante. Tanto a história como os elementos de gameplay são muito envolventes e relaxantes.
O jogo é adequado para todas as idades. Ideal para passar tempo enquanto estamos naquele intervalo entre tarefas do trabalho, da universidade, escola ou de qualquer outra natureza. Ou, muito provavelmente, no intervalo entre jogos mais intensos e demorados – Sweet Dreams Alex é uma excelente opção para cenários como o descrito acima.
Como são os Gráficos, Trilha Sonora e Performance?
O jogo tem uma visuais muito competentes seguindo a direção artística de pixel art em 8 bits. A trilha sonora criada para jogo ajuda, e muito, na criação de uma atmosfera aconchegante e muito relaxante, contribuindo para que a gente não perceba o tempo passar enquanto protegemos Alex dos pesadelos noturnos.
A performance do jogo, como é esperado de um produto desse porte e escopo, é impecável. Entretanto, Sweet Dreams Alex não oferece, ao menos no momento em que joguei para escrever essa analise, suporte para controles; apenas mouse e teclado. Nenhum bug ou contratempo técnico foi apresentado enquanto jogava – embora seja um jogo que ofereça varias horas ate a sua conclusão, muitas dessas horas são de um mesmo loop de jogabilidade. Isso, de forma alguma, é algo ruim; quero deixar isso explicitamente claro.
Porém esteja pronto para passar por 250 desafios de quebra-cabeças que mudarão, evoluirão e apresentarão novos desafios novos a cada nova fase. E é justamente isso, nada além disso, que Sweet Dreams Alex entrega. Portanto, se você não for uma pessoa que goste do gênero e do estilo do jogo de quebra-cabeças, esse jogo não é para você.
Se, em contrapartida, você, ao menos, ficou curioso com o que descrevi aqui, ate agora, recomendo que dê uma chance e embarque tambem nessa aventura de proteger as noites de sono de Alex.
E ai? Gostei Mesmo do Jogo?
Em síntese, não vou mentir, fiquei surpreso com a quantidade de quebra-cabeças que este jogo oferece e com a rapidez com que eles se apresentam em múltiplas camadas. O jogo exigiu que eu me esforçasse para descobrir suas soluções e foi possível ver de várias formas, em diversas camadas, que o jogo é muito interessante.
Review de Sweet Dreams Alex – Um jogo carismático e relaxante.
Se estiver procurando um jogo relaxante e tranquilo, repleto de quebra-cabeças complexos que farão seu cérebro se exercitar, considere a dar uma chance e compre Sweet Dreams Alex. O jogo tem centenas de fases e elas ficam cada vez mais desafiadoras com o passar do tempo.
Visuais competentes e uma trilha sonora que estimula o relaxamento contribuem para um resultado deveras satisfatório, onde não percebemos o tempo passar enquanto protegemos Alex, executando o papel dos mitológicos Oniros.
- História
- Jogabilidade
- Visuais
- Desempenho
- Som