Matthew Karch, CEO da Saber Interactive, desenvolvedora reconhecida por jogos famosos como World War Z e Evil Dead, comentou sobre o preço dos jogos e a indústria como um todo. Para ele, diante do cenário atual da indústria, o valor cobrado de 70 dólares é insustentável pelos riscos que precisam ser enfrentados durante o desenvolvimento.
A conversa ocorreu durante uma entrevista à IGN, na qual Karch mencionou a CD Projekt Red e o lançamento conturbado do Cyberpunk. Ele citou que as expectativas para o jogo estavam altas e os custos de desenvolvimento foram elevados. No entanto, o jogo enfrentou diversos problemas no lançamento, colocando em risco toda a empresa no processo. Confira o trecho abaixo:
Penso que não é sustentável. Olha, você se lembra do entusiasmo pelo Cyberpunk , que eu acho que no final das contas teve um bom desempenho, mas quando as expectativas são tão altas e tanto dinheiro é investido em um título, é extremamente arriscado para a empresa que o está fazendo. E se falhar?
Matthew Karch, CEO da Saber Interactive
Karch afirma que, com a expansão do tamanho dos jogos e a dificuldade crescente em produzi-los, o preço atual de $70 dólares logo se tornará coisa do passado, assim como o pássaro Dodô, uma ave extinta.
Ele também sugere que uma das soluções para a indústria é revisar o modelo de desenvolvimento dos jogos, buscando maneiras de reduzir os custos e se adaptar ao mercado atual, sem comprometer a qualidade do produto final.
Vale ressaltar que Matthew Karch não foi o primeiro a levantar a questão do preço dos jogos como insustentável. O CEO da Take Two, Strauss Zelnick, há alguns meses defendeu um aumento do preço dos jogos.
Atualmente, os jogos AAA estão sendo vendidos por $70 dólares nos EUA, €80 na Europa e R$350 aqui no Brasil.
O próximo lançamento da Saber Interactive é o Warhammer 40,000: Space Marine 2, marcado para o dia 09 de Setembro.
Fonte: IGN
E você, o que achou da opinião polêmica, concorda com o CEO? Fala para gente nos comentários!
Veja também:
1 comentário
Até entendo, mas num país como o nosso pagar 350 pau num jogo tbm é foda, paga quem pode, quem não pode espera abaixar