Confira como conseguir o arpéu no jogo, item que será muito importante para você avançar na história principal do Mandragora, além de permitir que você consiga acessar a várias áreas secretas do game, com recompensas lendárias.
O Mandragora é um jogo que terá diversas mecânicas de movimentação que permitirão que você tenha acesso a locais secretos e novas regiões que poderão te render várias recompensas raras, como armaduras, armas, runas e joias. Além disso, essas mecânicas serão necessárias para que você consiga avançar na própria história principal, e o jogo, por possuir características de Soulslike, não irá te avisar qual mecânica usar, onde encontrar ou como liberar ela.

Uma dessas mecânicas será justamente o uso do arpéu, que basicamente é um gancho preso a uma corda usado para se agarrar em determinados pontos do cenário, liberando o acesso a novos locais, antes inacessíveis. No início do jogo você já irá encontrar muitos lugares que só poderão ser acessados com o uso do arpéu, porém você só conseguirá encontrar esse item praticamente na metade da história do Mandragora.
O arpéu será a recompensa de uma quest secundária de nome “Encontre um Amigo”. Para você conseguir iniciar essa missão, antes terá que chegar a um local conhecido como “Vilarejo Lochmuir”, uma região que foi dominada por vampiros e criaturas sombrias. Ao chegar em Lochmuir, você deverá encontrar o local de nome “Sótão Secreto” que é onde os últimos aldeões sobreviventes formaram uma resistência contra os monstros.


Para chegar ao sótão, você deverá ir para o ponto mais alto, escalando as torres e subindo as escadas de madeira até conseguir acesso a uma casa que os aldeões estão usando como refúgio no local. Eu vou tá deixando de fundo no vídeo aqui o caminho exato que você deverá fazer para chegar lá. Você saberá que está no local certo ao ver dois guardas segurando uma foice e um tridente logo na porta de entrada.


Ao entrar no local, suba as escadas de madeira e pule para a esquerda. Você irá encontrar a personagem Killashandra. Converse com ela e Killashandra pedirá para você localizar para ela o Rikter, um caçador de vampiros que estava desaparecido em Lochmuir.

Segundo ela, Rikter havia saído para caçar nas redondezas e não havia retornado. Essa parte do Mandragora é um grande Easter Egg e homenagem ao jogo do “Castlevania”, ao qual tem muita inspiração, além do personagem Rikter, que na história do Castlevania é um dos maiores caçadores de vampiros da família Belmont.

Agora sua missão será localizar Rikter. Saia do porão e retorne para a pedra da bruxa do vilarejo de Lochmuir. De lá vire à esquerda e desça a escada de madeira. Continue seguindo pela esquerda, passe pelos vampiros até você encontrar outra escada de madeira.
Desça a escada até a metade e salte na plataforma de madeira logo à direita. Agora você terá a chave para acessar essa porta em cima da plataforma que até então estava trancada. Entre na casa, desça a escada à esquerda e ao chega no piso, pegue o elevador horizontal até chegar do outro lado.


Agora você vai ter uma boss fight com o chefe Monstro de Sangue. Esse chefe basicamente é um vampiro gigante dos mesmos que você enfrenta espalhados pelo Vilarejo Lochmuir. Os combos deles serão os mesmos, porém causando um dano maior.

Basicamente seu moveset será o ataque onde ele avança rapidamente e pula em cima de você. Os ataques rápidos com suas garras, onde ele disfere 2 hits em sequência, e o ataque de área no solo, onde ele bate no chão e causa dano em área.
Depois que você o derrotar, siga pela direita e você vai encontrar o Rikter, porém ele estará morto. Em seu corpo será possível ver uma estaca cravada no próprio peito. Aparentemente ele havia sido contaminado e preferiu tirar a própria vida a se transformar em uma das criaturas da noite.

Agora você já pode retornar para o Sótão Secreto para conversar com a Killashandra e informar sobre a morte do Rikter. Com isso ela te dará como recompensa o arpéu e te dará a dica para encontrar o barqueiro, que será o responsável por te levar até a Ilha Braer, próxima região da história principal do jogo.
Agora em posse do arpéu, você já poderá explorar os locais secretos que antes não podia. Para usar o arpéu, basta correr em direção aos pontos de fixação e apertar o botão R2 (no caso do Ps5) e você irá atirar o gancho para poder balançar até o outro lado do local.

Mantenha o R2 pressionado até que você esteja próximo do local e solte o botão para poder desprender o Arpéu. O gancho também poderá ser usado para escalar montanhas que serão encontradas durante sua gameplay e a mecânica será basicamente a mesma, com você tendo que pular a apertando o R2. A diferença é que você deverá manter o R2 pressionado e usar o analógico para subir até o topo.