A Polyphony Digital e a Sony AI acabam de apresentar o “Gran Turismo Sophy”, um sistema de inteligência artificial capaz de reproduzir e aprender todos os movimentos de pilotagem reais com pilotos profissionais de Gran Turismo.
O sistema foi desenvolvido para alcançar um maior nível de perfeição, melhorando o controle dos veículos nas pistas, encontrar aderência para a pista, procurar o melhor ponto de frenagem do veículo e maximizar ou reduzir a velocidade para uma possível ultrapassagem.
A tecnologia Sophy foi um desafio para a equipe durante muitos anos mas que se tornou algo possível graças a ajuda dos competidores profissionais do game. Inúmeros testes foram feitos para que a IA (Inteligência Artificial) se adequasse com o modo de jogar. Confira os detalhes divulgados:
Para reproduzir corridas corretamente
O desempenho do agente de IA não ultrapassa a complexidade da tarefa que está tentando resolver. Enquanto outros jogos do mesmo gênero têm física de corrida pela metade, Gran Turismo é um grande desafio para a IA, pois reproduz perfeitamente a dinâmica das corridas.
Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony Digital, disse: “Eu queria recriar toda a existência da cultura do carro e do carro no jogo”, disse Charles Feheila, engenheiro da empresa, “desde o motor, pneus e suspensão até o realismo do Gran Turismo vem dos detalhes que ele incorpora ao jogo, dos detalhes ao modelo do carro.”
Esse realismo criou esse desafio único de IA e foi a força motriz por trás da equipe de IA da Sony e do “Gran Turismo Sophy” para levá-lo a novos patamares.
Treinamento com grande infraestrutura
O “Gran Turismo Sophy” usa uma técnica chamada aprendizado por reforço para realizar ações com base em informações como a velocidade do carro, a direção dos pneus e a curvatura do percurso, e aprende a dirigir obtendo feedback positivo ou negativo. Diz-se que leva cerca de 10.000 horas ou mais para os humanos adquirirem habilidades, mas “Gran Turismo Sophy” se duplica e aprende simultaneamente em paralelo em várias situações diferentes. No entanto, isso exigia o enorme poder de computação fornecido pelo SIE.
“Uma típica simulação de IA cria um modelo e o executa, depois analisa e atualiza a simulação e a executa novamente. Esse processo pode consumir muito tempo”, diz Justin Bertrand, Diretor Sênior responsável, pela Engenharia de Tecnologia do Futuro da SIE.
“Mas, aproveitando a infraestrutura global de jogos em nuvem da SIE, o Sophy implanta algoritmos de aprendizado e cenários de treinamento de última geração neste ambiente de última geração que suporta tecnologias inovadoras. Conseguimos fazer dezenas de milhares de simulações ao mesmo tempo”, continua Bertrand.
Confira o anúncio feito por Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony Group Corporation:
Você também pode conferir mais detalhes assistindo o The Making of Gran Turismo Sophy no perfil oficial da Sony AI no YouTube:
Gran Turismo 7 será lançado no dia 4 de março de 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5.
Confira mais detalhes sobre o jogo:
- Gran Turismo 7 contará com o melhor Modo Foto já criado
- 400 veículos estarão disponíveis no lançamento de Gran Turismo 7
[content-egg module=Amazon template=custom/simple_list]