A Bungie perderá um de seus principais nomes criativos pouco antes do lançamento de Marathon. Joseph Cross, diretor de arte do novo shooter de extração do estúdio, deixou a empresa meses antes da estreia do jogo, prevista para março de 2026. A informação foi confirmada após atualizações em seu perfil no LinkedIn e declarações feitas ao site Kotaku.
Cross é um nome conhecido dentro da Bungie. Ele atuou como artista conceitual durante a era Destiny e retornou ao estúdio por volta de 2020 para ajudar a definir a identidade visual de Marathon. O visual do jogo, inclusive, tem sido apontado como um de seus principais diferenciais desde a revelação.
Saída ocorre após período turbulento no desenvolvimento
Segundo o próprio Cross, a decisão de deixar a Bungie partiu dele. Em entrevista, o artista afirmou estar orgulhoso do trabalho realizado ao longo de cerca de seis anos no projeto e do resultado alcançado pela equipe. A saída acontece após um período de ajustes no desenvolvimento, motivado por feedback negativo recebido durante um teste alfa realizado no início do ano.
Estilo artístico de Marathon (um breve tópico). Primeiramente, agradecemos a todos pelas palavras gentis e pelo entusiasmo com o estilo/direção artística em nosso trailer de anúncio. Foi incrível ver o resultado. Este foi o trabalho conjunto de muitos artistas talentosos, com o apoio de uma equipe incrível.
Entre as mudanças implementadas após esse feedback estão ajustes estruturais no gameplay e a inclusão de recursos como chat por proximidade, elemento já popular em outros jogos do gênero, como Arc Raiders. Inicialmente planejado para setembro, o lançamento de Marathon acabou sendo adiado para 2026.
O projeto também enfrentou controvérsias relacionadas ao uso de elementos visuais que teriam sido inspirados em trabalhos externos ao estúdio. Esse impasse foi resolvido recentemente, de acordo com o próprio artista envolvido, em acordo com a Bungie e a Sony Interactive Entertainment.
Mesmo com a saída de seu diretor de arte, Marathon segue em desenvolvimento ativo e mantém sua janela de lançamento. A Bungie ainda não comentou oficialmente sobre substituições ou mudanças internas após a saída de Cross.
