Apesar de gostar de alguns jogos de esportes e corrida, com mais frequência nas gerações anteriores dos consoles, nunca cheguei a experimentar, ou sequer cogitar jogar, a franquia de ciclismo da Nacon, Tour De France. Com a edição de 2024 disponível, surgiu em mim o interesse em pesquisar mais sobre a mais icônica corrida do ciclismo que tenho conhecimento. E para ter maior conhecimento e embasamento para falar sobre o jogo, e entender o que ele representa, até mesmo embarquei em uma maratona, mas confortavelmente sentado no sofá da sala, para assistir as duas temporadas da série documental da Netflix sobre a Tour de France, ou, em bom português: A Volta à França.
Vou dar a volta na França, eu vou! Vou ver a corrente girar!
A seguir, mergulharemos, ou melhor, pedalamos análises adentro, enfrentando as subidas e descidas, em busca da icônica camisa amarela, para descobrir se Tour de France 2024 chega com pompa e estilo na reta final, na des Champs-Élysées – ou se os paralelepípedos dessa famosa e histórica avenida farão com que a gente caia da bicicleta.
Tour do quê? Que jogo é esse?
Como qualquer pessoa que já tenha participado de uma corrida de bicicleta, ou algum entusiasta de esportes de corrida, ou jogos de corrida, e de esportes, pode dizer que esse esporte não é nada parecido com as corridas de carros em que pisar fundo no acelerador não exige mais energia do motorista do que andar devagar (perdoe a intromissão, ainda que sem permissão, do Capitão Óbvio).
A resistência e os níveis de energia dos ciclistas, no entanto, são cruciais nesses eventos, e há muitos truques que eles podem fazer para reduzir a fadiga e o esforço para garantir que haja pernas o suficiente para conseguir um bom resultado no final, onde o sprint acontece.
Que tipo de jogo podemos esperar aqui?
Podemos, naturalmente, controlar o ritmo das pedaladas em nossas bicicletas, cuja direção e velocidade precisam ser gerenciadas independentemente, mas a velocidade e, por incrível que pareça, até mesmo a própria decisão correta no traçado – a precisão dele -não são os únicos elementos suficientes que nos ajudam a ter sucesso – Na real, muito do Tour de France 2024 diz respeito as habilidades de gerenciamento estratégico do níveis de energia dos ciclistas sem sacrificar muito o desempenho, para permitir que eles cheguem ao final da melhor maneira possível.
É justamente aqui que Tour de France 2024 pode perder o jogador que, assim como eu, apenas deseja se divertir sem compromisso, enquanto admira as paisagens enquanto acelera por estradas bucólicas pelo interior da França.
O jogo emula muito exageradamente, ouso dizer, os aspectos reais da prova, tal como um simulador. As provas são longas, embora haja a possibilidade de simular o resultado em alguns trechos da prova, devido a duração dos estágios.
E como fazemos para controlar tudo isso?
Os controles são responsivos, porem se faz necessário fazer os tutoriais do jogo para ter uma ideia, ainda que introdutória, dos diversos (e por diversos eu quero dizer DIVERSOS) comandos disponíveis – visto as aspectos de controle do seu ciclista como também da sua equipe.
E quais são os modos de jogo disponiveis?
Como Tour de France 2024 não está disponível em português, vale a pena detalhar os modos de jogo disponíveis. Os modos são:
- Race
Nesse modo, você pode participar de corridas por etapas ou corridas clássicas (um único dia). Escolha uma equipe entre as 26 equipes disponíveis e tente cumprir seus objetivos para ganhar XP e desbloquear novas corridas.
Para cada etapa disputada, você ganha XP (5 XP na dificuldade Amateur, 10 XP na Professional e 15 XP na Champion ou Legend). Se você vencer uma etapa, ganhará o dobro de XP. Se cumprir o objetivo da sua equipe, o XP é dobrado no final do desafio, o que o ajuda a desbloquear corridas mais rapidamente.
Para cada corrida, o jogo registra suas várias vitórias em cada classificação para elaborar a lista de conquistas de cada equipe.
- Pro Team
O Pro Team coloca você no comando de uma equipe que terá de provar seu valor para atingir o topo do ranking do Pro Cycling.
Para chegar ao primeiro lugar, você precisará marcar a quantidade máxima de pontos PC (Pro Cycling) por temporada. Você pode ganhar esses pontos terminando etapas em posições de destaque, por meio da classificação geral e vencendo outras classificações (camisa verde, camisa de bolinhas, combatividade, melhor piloto jovem).
Quanto mais você participar de corridas de prestígio, mais pontos poderá ganhar. Dependendo da sua classificação no final da temporada, você receberá pontos de bônus que lhe permitirão recrutar pilotos melhores. Mas cuidado: os pilotos têm padrões exigentes e só se juntarão à sua equipe se ela tiver uma classificação de PC alta o suficiente.
Sua equipe começa na parte inferior da tabela de classificação. Você terá de provar seu valor para receber um convite dos organizadores da corrida. Para participar das corridas de maior prestígio, como o Tour de France e o Paris-Roubaix, e marcar uma quantidade alta de pontos de PC, você deve primeiro demonstrar suas habilidades em corridas menores, como a Route Corse ou o Open Tour.
No modo Pro Team, você gerenciará uma equipe de no máximo 15 ciclistas. Você deve mantê-los em ótimas condições para que tenham um bom desempenho nas corridas para as quais estão preparados. Para isso, você pode dar a cada piloto 2 picos por temporada. Enquanto estiverem em condições de pico, as chances de desempenho em condições ruins serão bem menores.
Você também deve gerenciar os momentos de fraqueza dos pilotos, pois eles terão uma chance muito maior de ter um desempenho ruim quando não estiverem em condições ideais. Isso praticamente eliminaria qualquer esperança de chegar ao topo na classificação geral.
Você terá de alternar os membros do seu pelotão para manter uma equipe competitiva o tempo todo. Se a posição da sua equipe na classificação da Pro Cycling for boa no final da temporada, você poderá selecionar e montar sua equipe para participar do Campeonato Mundial. Selecione seus ciclistas com base no tipo de corrida para tentar ganhar a camisa arco-íris.
- Pro Leader
O modo Pro Leader permite que você crie seu próprio piloto e o guie por várias missões. Cada missão concluída permitirá que você melhore uma ou mais classificações do seu piloto, tornando-o mais forte. A conclusão de todas as 136 missões transformará seu piloto em uma verdadeira lenda do ciclismo.
Você pode escolher entre 4 carreiras: escalador, velocista, perfurador e versátil. Dependendo da sua escolha, o ciclista começará a carreira com classificações diferentes que o ajudarão ou dificultarão a conclusão de determinadas missões. Por exemplo, um escalador terá mais dificuldade para vencer missões que melhorem sua classificação de Sprint e mais facilidade em missões que melhorem sua classificação de Mountain.
No final da temporada, se as corridas do campeonato forem adequadas ao seu ciclista e se os seus resultados durante a temporada tiverem sido bons o suficiente para impressionar a sua federação nacional, você poderá ser selecionado para representar a sua equipe nacional no Campeonato Mundial. Essa é uma oportunidade única de usar a camisa arco-íris durante toda a temporada. Mas lembre-se de que um velocista não será selecionado para participar de um Campeonato Mundial de montanha e, por outro lado, um escalador não será chamado se o circuito for plano.
- Training
Descubra como controlar seu ciclista graças aos mini-testes.
- Editor
O Editor permite criar 3 bancos de dados para que você possa viver suas próprias experiências personalizadas. É possível alterar as classificações dos pilotos, as formações iniciais de cada equipe e as equipes convidadas para cada corrida. Também é possível alterar os usuários de camisas distintas, os nomes dos pilotos e os nomes das equipes.
Review de Tour de France 2024: O exagero de comandos e informações assusta quem ta chegando
Tour de France 2024 apresentou um jogo bem sólido na parte técnica, como uma fiel representação, quase beirando um simulador, da corrida de ciclismo mais famosa do mundo. Não vou negar que esse título não seja endereçado para um nicho – em especial em nosso país, devido à ausência de localização para o português falado aqui.
Ele me causou estranheza, a princípio, devido a quantidade de informações e comandos que são apresentados logo nos primeiros minutos dos tutoriais – São muitas informações em um curtíssimo espaço de tempo.
Achei confusa a mecânica de simulação de resultados, ou condições, durante as provas. Mais informação que pode afastar quem chega no jogo agora. Os gráficos não são de saltar os olhos, porém não atrapalham a experiência.
Para mim, o jogo poderia se concentrar mais em entregar diversão de maneira simplificada – As provas são longas demais para quem apenas quer escolher um ciclista e completa os estágios do Tour de France.
Tour de France 2024 se apresentou um jogo bem solido na parte técnica, como uma fiel representação, quase beirando um simulador, da corrida de ciclismo mais famosa do mundo. Não vou negar que esse título não seja endereçado para um nicho – em especial em nosso país, devido à ausência de localização para o português falado aqui.
Ele me causou estranheza, a princípio, devido a quantidade de informações e comandos que são apresentados logo nos primeiros minutos dos tutoriais – São muitas informações em um curtíssimo espaço de tempo.
- Jogabilidade
- Graficos
- Controles
- Desempenho
- Som