Com o recente lançamento de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom para Nintendo Switch, os jogadores resolveram dar uma oportunidade para a franquia e se aprofundar um pouco mais em sua narrativa. Embora os títulos anteriores não sejam acessíveis por conta do hardware ultrapassado, a Nintendo disponibilizou os principais jogos de Zelda com a assinatura do Nintendo Switch Online em seu console. Pensando nesse carinho pelo público Nintendista, hoje separamos uma lista completa em ordem cronológica dos acontecimentos da franquia The Legend of Zelda. Vale ressaltar que alguns dos jogos foram lançados anos depois mas seguem uma linha cronológica com seus acontecimentos principais. Confira abaixo:
1 – Skyward Sword
A história de Skyward Sword se passa anos depois da Antiga Batalha em uma Era habitada e controlada pela poderosa Deusa Hylia. Vale ressaltar que o jogo apresenta a narrativa principal de Link, na qual o jovem empunha a Master Sword na busca de Zelda que foi sequestrada pelo temido Ghirahim. Lançado originalmente em 18 de Novembro de 2011, o jogo recebeu uma remasterização exclusiva para o console Nintendo Switch anos depois.
2 – The Minish Cap
Se tornando o primeiro título da linha do tempo que se passa em Hyrule, The Minish Cap apresenta a história de Link e Zelda após um ataque violento do feiticeiro Vaati durante o Festival Picori. Com a ajuda de Ezlo, o gorro falante, o garoto sai em busca de consertar a Picori Blade e levar a paz para o reinado. Lançado originalmente em 4 de Novembro de 2004, o jogo recebeu versões para Game Boy Advance, Nintendo 3DS e Wii U.
3 – Four Swords
Seguindo a linha inicial de A Link to the Past para o Game Boy Advance, Four Swords se popularizou por se tornar a primeira aventura cooperativa de até 4 jogadores. Sua narrativa se baseia na fuga do vilão Vaati e o sequestro da Princesa Zelda. Nosso principal objetivo é colocar um fim em seus planos maléficos e resgatar a princesa com vida. Lançado originalmente em 2 de Dezembro de 2002, o jogo recebeu versões exclusivas para Game Boy Advance e o DSiWare.
4 – Ocarina of Time
Considerado o melhor jogo da franquia Zelda pelos fãs, Link parte em uma busca para impedir o temível Ganon de adquirir as três partes da Triforce. Para proteger as terras de Hyrule, Link parte em busca da Ocarina para viajar no tempo e resgatar os sábios que concederão o poder necessário para derrotar o vilão. O jogo foi lançado originalmente em 21 de Novembro de 1998 para Nintendo 64 e recebeu as versões de Nintendo 3DS, Nintendo Wii, Wii U e GameCube.
Link é derrotado por Ganon
Após uma batalha incessante, Link é derrotado por Ganon e a escuridão acaba tomando os reinos de Hyrule. Desta forma, a Imprisoning War se inicia e o jovem deve se preparar para o terror que está prestes a acontecer!
1 – A Link to the Past
Similar aos acontecimentos de Breath of the Wild, Link é acordado por um chamado de socorro da Princesa Zelda em um chamado de proteção de Hyrule e impedir o retorno do temido vilão Ganon. É importante ressaltar que a Imprisoning War é apresentada pela primeira vez aos jogadores após os acontecimentos dos títulos anteriores. Lançado originalmente em 21 de Novembro de 1991 para SNES, o game recebeu versões para Game Boy Advance, Wii, Wii U, 3DS e Nintendo Switch.
2 – Link’s Awakening
Em The Legend of Zelda: Link’s Awakening, Link resolve viajar para treinar e praticar suas novas habilidades, porém, o barco acaba quebrando e o jovem acorda na ilha de Koholint. Para sair desta situação e retornar para casa, Link precisa encontrar o peixe guardião e escapar finalmente da ilha. Lançado em 6 de Junho de 1993 para Game Boy Color, o jogo recebeu grande destaque após o seu lançamento remasterizado no Nintendo Switch.
3 – Oracle of Ages
Ao receber um pedido de ajuda pela Triforce, Link é chamado para proteger o castelo de Hyrule e enfrentar os inimigos que estão espalhando o caos pela região. Vale ressaltar que Oracle of Ages foi lançado em duas versões para o Game Boy Color, dando a possibilidade do jogador escolher a sequência que preferir. O game foi lançado em 27 de Novembro de 2001 para Game Boy Color e Nintendo 3DS.
4 – A Link Between Worlds
Em A Link Between Worlds, recebemos a missão de resgatar a princesa Zelda que foi capturada pelo feiticeiro Yuga durante sua aventura. Nosso objetivo principal é protegê-la das ameaças das criaturas e evitar que Ganon ressurja após anos. O jogo foi lançado originalmente em 22 de Novembro de 2013 para Nintendo 3DS e até o momento não houveram informações sobre um possível Remaster ou Remake.
5 – Tri Force Heroes
Link parte em uma jornada onde 2 heróis similares tentam evitar que a maldição seja espalhada para a princesa Stylla. Lançado originalmente em 22 de Outubro de 2015 para Nintendo 3DS, o game conta com diversos puzzles que podem ser resolvidos de maneira cooperativa. Vale ressaltar que este é o segundo título cooperativo da franquia The Legend of Zelda.
6 – The Legend of Zelda
The Legend of Zelda é o primeiro jogo da franquia original, onde somos apresentados pela primeira vez a Link, a cidade de Hyrule e o icônico vilão Ganon. Durante a jornada arriscada, os jogadores deverão juntar as 8 partes da Triforce que foram divididas pela Princesa Zelda para evitar que Ganon obtenha o poder. O jogo foi lançado em 21 de Fevereiro de 1986 para NES, Game Cube, Nintendo Wii, Nintendo 3DS, Wii U, Game & Watch e Nintendo Switch.
7 – Zelda II – The Adventure of Link
6 anos após os acontecimentos do primeiro jogo da franquia, Link parte em uma missão arriscada de encontrar a Princesa Zelda que está presa em um sono profundo. Com a ajuda do Hylian Shield, Link será capaz de atingir o seu objetivo? É isso que você irá descobrir jogando esse clássico de 1987. Vale ressaltar que o jogo foi lançado originalmente em 12 de Janeiro de 1987 para NES, Game Cube, Game Boy Advance, Nintendo Wii, Wii U e Nintendo Switch.
Link derrota Ganon
Após uma batalha incessante, Link finalmente conseguiu derrotar Ganon e trazer a paz ao mundo de Hyrule. Desta maneira, a Princesa Zelda realiza uma alteração no tempo, permitindo que Link retorne ao seu passado ou permaneça no futuro como adulto, dividindo então entre a Era da Criança e a Era do Adulto.
A Era da Criança
1 – Majora’s Mask
The Legend of Zelda Majora’s Mask é considerado o segundo melhor título da franquia, sendo desbancado apenas por Ocarina of Time. A trama se passa na cidade de Termina, um estranho mundo paralelo onde Link recebe a missão de impedir a Lua de colidir com o planeta e causar a extinção da humanidade. O game foi lançado originalmente em 27 de Abril de 2000 para Nintendo 64 e recebeu novas versões para Nintendo 3DS, Nintendo Wii, Wii U e Nintendo Switch.
2 – Twilight Princess
Com uma narrativa sombria e diferente de tudo aquilo que já estamos acostumados em ver na franquia, Link retorna em uma jornada para impedir que Hyrule seja atacada por uma dimensão corrompida do Reino do Crepúsculo. Com a ajuda de Midna, a Princesa de Twilight, Link irá derrotar as criaturas corrompidas que foram transportadas para o reino. O jogo foi lançado originalmente para Game Cube e Nintendo Wii em 19 de Novembro de 2006.
3 – Four Swords Adventures
O terceiro jogo competitivo da franquia The Legend of Zelda coloca os jogadores em uma aventura épica para proteger o reino de Hyrule das ameaças de Ganon, Vaati e Shadow Link. O game foi lançado originalmente em 18 de Março de 2004 para Game Cube.
A Era do Adulto
1 – The Wind Waker
A narrativa de The Legend of Zelda Wind Waker se passa anos após os acontecimentos iniciais de Ocarina of Time. A nossa jornada conta com Link em sua busca incessante pela irmã que foi sequestrada em uma ilha, onde inimigos como Ganon podem ser vistos na trajetória. O game foi lançado originalmente em 13 de Dezembro de 2002 para Game Cube e Nintendo Wii U.
2 – Phantom Hourglass
Em Phantom Hourglass, os jogadores partem em busca de proteger a Princesa Tetra (reencarnação da Princesa Zelda) que desapareceu após entrar em um navio. Para concluir a missão, conhecemos o Capitão Linebeck, um grande aliado para tornar o resgate real. Vale ressaltar que o jogo foi lançado para Nintendo DS no dia 23 de Junho de 2007.
3 – Spirit Tracks
Os perigos de Phantom Hourglass não foram o suficiente para parar Link e Tetra! The Legend of Zelda: Spirit Tracks conta a história do demônio Malladus que é liberto por Chancellor Cole após trais nossos heróis. Infelizmente o jogo acabou não se destacando como os títulos anteriores, sendo lançado em 7 de Dezembro de 2009 para Nintendo DS e Wii U.
4 – Hyrule Warriors: Age of Calamity
Hyrule Warriors: Age of Calamity é um título exclusivo do Nintendo Switch que se passa 100 anos antes dos acontecimentos de Breath of the Wild. Diferente dos jogos anteriores da franquia, o game apresenta um pouco mais sobre a história de Link, Zelda e os campeões da Calamidade. Vale ressaltar que o jogo foi lançado em 20 de Novembro de 2020.
5 – Breath of the Wild
Considerado o melhor jogo já feito para o Nintendo Switch e um dos mais inovadores da história, Breath of the Wild recebeu o título de melhor jogo de 2017. A trama se passa após Link acordar de um sono profundo no Santuário da Ressurreição, onde se depara com um Senhor misterioso que explica para o jovem sobre Calamity Ganon, uma poderosa força sombria que espalha o caos sobre a cidade de Hyrule. Nosso objetivo é derrotá-lo e libertar a princesa Zelda antes que o mundo seja destruído. A narrativa é apresentada em pequenos flashbacks onde conhecemos um pouco mais sobre as Bestas Divinas e os Campeões.
6 – Tears of the Kingdom
O jogo mais aguardado de 2023 acaba de ser lançado exclusivamente para o Nintendo Switch! A trama de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom apresenta Link em uma jornada pelas extensas paisagens de Hyrule e pelas misteriosas ilhas flutuantes. Mas e aí? Qual será o próximo inimigo que nosso guerreiro irá enfrentar?
Mais notícias: