A temática samurai sempre foi muito querida pelos jogadores, sendo capaz de nos levar a terras distantes com uma cultura fantástica e combates poderosos. Com a proximidade de A Ascensão do Ronin e do port para PC de Ghost of Tsushima, pensamos em uma lista com dez grandes jogos de samurai. Lembrando que a lista não está ranqueada, uma vez que seria difícil classificar tantos bons jogos nesta temática. Confira a lista que preparamos, em vídeo e texto:
Onimusha Warlords
Vamos começar aqui com um grande clássico: Onimusha Warlords, da Capcom. O game foi lançado para PlayStation 2, Xbox e PC e até hoje domina o imaginário dos jogadores como uma das melhores obras ambientadas no Japão feudal. Ambientado no período Sengoku, este game traz o protagonista Samanosuke Akechi, capaz de utilizar energia vital dos seres vivos em habilidades especiais graças a demônios do folclore japonês conhecidos como Oni. Em 2019, o game chegou ao PlayStation 4, ao Xbox One e ao Switch.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Franquia Nioh
Falaremos agora de dois jogos: Nioh e Nioh 2, ambos da Koei Tecmo e lançados para PlayStation 4 e Windows. No primeiro título temos a história de um marinheiro inglês que vai ao Japão e se envolve em uma trama sobrenatural ambientada em uma reimaginação do período Sengoku. Já Nioh 2 nos coloca na pele de Hide, um novo personagem que criamos e a maior parte da narrativa funciona como uma prequel do primeiro Nioh.
Total War: Shogun 2
Total War: Shogun 2 é um game de estratégia desenvolvido pela Creative Assembly e lançado em 2011 para PC. O jogo é na verdade o sétimo título da saga Total War, que já havia se aventurado antes em cenários como o Império Romano, a Idade Média e até mesmo as Guerras Napoleônicas. Em Total War: Shogun 2 temos oito facções no jogo base, com diferentes atributos. Cabe ao jogador gerenciar recursos e organizar tropas, além de utilizar a diplomacia ao seu favor. Há grandes batalhas, com destaque para ataques dentro de castelos e combates navais, além do clima também conseguir desequilibrar o cenário.
Shadow Tactics: Blades of the Shogun
Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um game de estratégia em tempo real lançado em 2017 e disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Amazon Luna. O jogo mistura elementos de stealth e estratégia em tempo real e nos coloca no controle de uma equipe de guerreiros que busca desvendar o mistério de um lorde inimigo do atual Shogun.
Genji: Dawn of the Samurai
Genji é um jogo de ação em terceira pessoa lançado para PlayStation 2 em 2005. O game se passa no Japão, no ano de 1159 e o jogador pode controlar dois personagens: o samurai Minamoto Yoshitsune e o monge Masashibo Benkei. Ambos possuem diferenças em suas jogabilidades com diversos golpes que os ajudam na luta contra um governo tirânico que tomou a região através da força.
Way of the Samurai
Way of the Samurai é um game lançado para PlayStation 2 em 2005 e ambientado no período Meiji, em 1878, após a queda do xogunato Tokugawa. Controlamos um ronin chamado Kenji em um contexto no qual os samurais agora são considerados criminosos e vemos sua luta enquanto deve lidar com poderosos aliados e inimigos. O jogo possui um sistema de escolhas capaz de alterar os rumos do enredo, o que aumenta o fator replay.
Like a Dragon: Ishin!
Like a Dragon: Ishin! foi lançado em 2023 para PC, PlayStation 4/5 e Xbox One/Series X/S. O game é uma nova versão de Yakuza Ishin!, de 2014, e nos coloca na pele do samurai Sakamoto Ryoma. Após uma grave acusação, Ryoma entra em um caminho caótico para provar sua inocência e mudar para sempre o mundo dos samurais na fictícia Kyo, reimaginação de Kyoto por volta do ano 1860. A gameplay possui quatro estilos de combate e diversos minigames para entreter o jogador, além de fazer referências a outros games da saga Like a Dragon (anteriormente Yakuza).
Sekiro: Shadows Die Twice
Sekiro: Shadows Die Twice é um game de ação e aventura da FromSoftware que se passa em uma reimaginação do período Sengoku que utiliza diversos elementos do folclore japonês. Aqui controlamos Sekiro (traduzido do japonês, Lobo de Um Braço Só), um guerreiro que deve lutar contra o perigoso Genichiro enquanto descobre mais sobre sua própria jornada. O game possui frenéticos combates utilizando espadas e é conhecido pela sua grande dificuldade, exploração e um ótimo enredo. O game está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One (rodando nos consoles de nova geração por retrocompatibilidade) e ganhou o título de Jogo do Ano no The Game Awards de 2019.
Ghost of Tsushima
Ghost of Tsushima é um grande exclusivo first-party da Sony, sendo desenvolvido pela Sucker Punch e lançado em julho de 2020. No game controlamos Jin, um samurai da ilha de Tsushima que é quase morto em batalha contra uma invasão mongol. Após esta experiência, Jin passa a utilizar métodos mais furtivos e brutais para combater seus inimigos, adotando a identidade de Fantasma e contrariando seu tio, lorde da ilha. Ghost of Tsushima é um jogo de mundo aberto, tendo sido um dos indicados ao Jogo do Ano no The Game Awards de 2020.
Menção especial: A Ascensão do Ronin
A Ascensão do Ronin é um futuro game de RPG e ação da Team Ninja ambientado na Guerra Bonshin, um importante conflito que definiu a história japonesa. O jogador estará no final do período Edo, no século XIX, e presenciará as batalhas entre o xogum e seus opositores. O game terá um combate dinâmico e acessível e poderá explorar um mundo aberto com muitas atividades a se fazer enquanto forja alianças e cria o próprio destino. A Ascensão do Ronin chega no dia 22 de março e será exclusivo do PlayStation 5.
Leia também: