O ano de 2024 foi excelente para quem gosta de RPGs. Tivemos três ótimos remakes de jogos clássicos dos anos 80, 90 e 2000, a continuação de Dragons Dogma após 12 anos de espera e, pra fechar com chave de ouro, uma nova IP da Atlus que, pra muitas pessoas, deveria ter ganhado o Goty no lugar de Astro Bot.
Assim, preparamos uma lista com os oito melhores jogos do gênero lançados ao longo do ano que está terminando. Confira:
Os melhores RPGs de 2024
8 – Dragon Age: The Veilguard
É a sequência do premiado Dragon Age: Inquisition, de 2014, e foi lançado com a difícil missão de recuperar a reputação da BioWare. Os desenvolvedores buscaram dar uma cara mais moderna à franquia, e é possível ver influência de outros jogos lançados recentemente, como a saga nórdica de God of War. O resultado acaba sendo um jogo divertido, mas que não deve agradar todos os fãs dos primeiros Dragon Age.
7 – Shin Megami Tensei V: Vengeance
Lançado em 2021 exclusivamente para o Nintendo Switch, o JRPG Shin Megami Tensei V foi relançado em 14 de junho deste ano para novas plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC (via Steam). A versão atualizada trouxe um novo conteúdo para a história original do game, chamado “Cânone da Vingança”, que muda os acontecimentos e traz um final inédito para o jogo.
6- Dragon Quest III HD-2D Remake
A releitura do clássico JRPG da Square Enix foi lançada em 14 de novembro para PS5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC. Vale ressaltar que apesar de ser um remake o game não traz grandes novidades de conteúdo em relação ao Dragon Quest III original, lançado em 1988. O grande destaque é o visual moderno em HD-2D, que a Square popularizou a partir da franquia Octopath Traveler.
5 – Persona 3 Reload
Outro ótimo remake, Persona 3 Reload atualiza a experiência do RPG de turno lançado em 2006 para o dias atuais, ao pegar a fórmula que o jogo original consagrou e aplicar o refinamento técnico dos últimos Persona lançados. Outra característica que ajuda muito na gameplay é que Persona 3 Reload é o primeiro da série com legendas em português brasileiro, o que facilita a compreensão dos muitos diálogos presentes no jogo.
4 – Like a Dragon: Infinite Wealth
Sequência de Yakuza: Like a Dragon, game que deu uma virada na franquia Yakuza ao transformá-lo em RPG de turno e inserir um novo protagonista, Like a Dragon: Infinite Wealth se passa pela primeira vez fora do Japão, onde o protagonista Ichiban Kasuga vai até o Havaí (Estados Unidos) procurar sua mãe. O jogo amplia e melhora ainda mais o que foi visto no primeiro jogo, sendo um prato cheio para os fãs da série.
3 – Dragon’s Dogma 2
Sequência de Dragon’s Dogma, lançado em 2012, o RPG da Capcom apresenta um enredo onde um dragão roubou o coração do personagem principal e agora o jogador, para recuperá-lo, precisa encontrar e derrotar a criatura. O ponto onde Dragon’s Dogma 2 se destaca é na exploração do mapa. Com ausência de marcadores, caberá ao jogador encontrar os caminhos e realizar as missões necessárias para concluir o game.
2 – Final Fantasy VII Rebirth
Segunda parte da trilogia que reconta a história do clássico JRPG lançado para o Playstaton 1 em 1997, Final Fantasy VII Rebirth aprimora ainda mais a experiência de Final Fantasy VII Remake, trazendo um mundo aberto e maior variedade de habilidades e combos. O foco do segundo jogo é contar a história dos personagens que compõem a trama.
1- Metaphor: ReFantazio
Com sistema de jogo similar ao já consagrado Persona, a Atlus lançou em outubro sua nova IP. O jogo foi um sucesso de críticas e esteve entre os finalistas do jogo do ano no The Game Awards. Apesar de se passar em um mundo fictício medieval, o game tem uma trama política que faz críticas sociais a temas debatidos atualmente, como desigualdade social, racismo e intolerância religiosa.
E aí discorda da nossa lista de melhores RPGs de 2024? Conta pra gente nos comentários.