Os momentos marcantes dos games tendem a causar um impacto maior do que em outros formatos de mídia. Graças a natureza interativa dos jogos eletrônicos, fica mais fácil se conectar com determinados personagens e histórias, criando um vínculo emocional maior do que o que acontece em filmes e séries por exemplo. Pensando no poder dessa conexão, resolvemos listar 7 momentos marcantes dos games e que certamente povoam a mente e o coração de boa parte dos jogadores.
Cuidado! O texto a partir deste ponto apresenta MUITOS spoilers. Os jogos são antigos, contudo, entendemos que nem todas as pessoas possuem um fácil acesso aos games, ainda mais em nosso país.
#10 – Cal Kestis fugindo de Darth Vader (Star Wars Jedi: Fallen Order)
O poder colossal de Darth Vader certamente é o suficiente para causar pavor em qualquer ser humano. Contudo, a construção das cenas envolvendo o personagem ajudaram a imortalizar sua figura e importância na indústria de entretenimento em geral. Star Wars Jedi: Fallen Order consegue captar bem a atmosfera que vimos nos filmes, apresentando um Vader imponente e altamente destrutivo. Felizmente, o protagonista da aventura consegue escapar com vida, mas foi por pouco!
#9 – No Russian (Call of Duty: Modern Warfare 2)
As campanhas de Call of Duty são conhecidas por gerar debates calorosos na Internet. E, bom, até hoje nenhuma causou tanto alvoroço quanto a história de MW2. Na missão No Russian, os jogadores controlam um agente da CIA que tenta conquistar a confiança de um grupo terrorista russo. Para isso, o personagem participa de um tiroteio em massa em um aeroporto de Moscou, podendo atirar ou não em milhares de civis. Para atenuar a polêmica, os desenvolvedores fizeram com que atirar neste trecho em específico fosse um trecho opcional, mas inevitavelmente a missão causou um reboliço tremendo na indústria, chegando a atrair a ira de grupos ativistas e de políticos.
#8 – O final de BioShock Infinite
Considerado por muitos como um dos melhores finais de games de todos os tempos, o plot twist de BioShock Infinite é simplesmente absurdo e mesmo prestando uma atenção cristalina nos detalhes, muita coisa pode acabar passando batida. Descobrir que o protagonista e o vilão que tanto perseguimos são a “mesma” pessoa gerou um dos momentos mais marcantes dos games e a cena permanece comigo até hoje!
#7 – Adeus, Cortana! (Halo 4)
Em Halo 4, a IA começa a se degradar, o que consequentemente significa que Cortana está morrendo. No finalzinho do jogo, Cortana usa toda a sua energia restante para se materializar e tocar em Master Chief pela primeira vez. Uma despedida emocionante que foi extremamente apreciada pelos fãs!
#6 – Geralt encontrando Ciri (The Witcher 3: The Wild Hunt)
A reunião emocionante de Geralt com sua “filha” Ciri deixou milhões de jogadores emocionados. Muito pela perversidade usada pela CD Projekt na construção da cena. Inicialmente os jogadores são levados a pensar que a personagem estava morta. A trilha sonora orquestrada ajuda a instaurar um clima fúnebre. Felizmente, este não foi o caso e o climax emocional da cena é magnífico!
#5 – O final de Crossing Souls
Nenhum jogo até hoje me fez chorar tanto quanto Crossing Souls. O indie da Fourattic guarda lições preciosas sobre a vida, família, amizade e sacríficio. Ver Charlie contando a história de sua vida para seus próprios netos é.. Acolhedor, brutal, implacável e eterno.
#4 – A morte de Aerith (Final Fantasy 7)
A cena de Aerith sendo morta por Sephirot abalou os jogadores em 1997. Após passar dezenas de horas construindo relacionamentos e fazer com que os jogadores se apegassem a personagem, ela é morta bem na frente de Cloud. O protagonista da aventura fica inconsolável. Mal podemos esperar pela recriação do momento emblemático com gráficos atuais, com certeza o impacto vai ser ainda maior!
#3 – A morte de John Marston (Red Dead Redemption)
John fez o maior sacríficio possível para manter sua família a salvo, rendendo um dos momentos mais marcantes dos games. Ele permitiu que o governo o matasse para garantir que os soldados parassem com as perseguições, tirando sua esposa e filho do perigo.
#2 – Kratos matando Zeus (God of War 3)
A trilogia principal de God of War se encerra de maneira magistral, entrando para a história dos games. Kratos finalmente consegue matar Zeus, seu próprio pai. O que torna o momento histórico é todo o processo de construção da cena. Temos um embate extremamente sangrento e letal, onde os dois deuses dão tudo de si pela sobrevivência. A “cereja do bolo” é um jogo de câmera fantástico que coloca a perspectiva em primeira pessoa, transformando o jogador no próprio Kratos e concedendo aos fãs a tão sonhada vingança. Simplesmente épico!
#1 – A morte de Joel (The Last of Us: Parte 2)
O enorme senso de paternidade de Joel o fez embarcar na maior jornada de sua vida e, bom, esse mesmo senso foi o maior responsável pela sua morte. Apesar de muitos jogadores terem imaginado que o personagem morreria na sequência, a forma visceral e implacável que a vida de Joel é tirada causou uma comoção enorme, culminando em uma das melhores, se não a melhor, história de vingança dos games.
Ta aí nossa lista com 10 momentos marcantes dos games. Esquecemos de algum? Conta pra gente nos comentários! Considere ler outros artigos: