Acessibilidade tem se tornado cada vez mais uma constante na indústria de videogames, permitindo que mais e mais pessoas tenham acesso a diversos jogos. Hoje a PlayStation divulgou como este tipo de recurso funcionará em Marvel’s Spider-Man 2, próximo grande game da marca. As novidades, anunciadas por meio de um post no PlayStation Blog, são bem abrangentes e inclusivas e serão uma evolução do que vimos em Marvel’s Spider-Man e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.
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Primeiramente temos os Modificadores de Nível de Desafio, que vão além do jogador simplesmente escolher uma dificuldade pré-definida. Agora é possível personalizar a dificuldade de elementos específicos do jogo, sendo eles a vida dos inimigos, o dano que eles causam e também como eles conseguem detectar os Aranhas em sessões de furtividade.
Para quem tinha dificuldade nas perseguições contra adversários, o game introduzirá facilitadores para reduzir a velocidade do alvo, deixá-lo mais suscetível a um ataque e também não deixar que ele escape da câmera. Outro recurso que chega é a conclusão automática dos Eventos Rápidos, a Rajada de Lançador de Teia e a possibilidade de impedir os Toques Repetidos de Botões, o que vai cansar menos o jogador.
Junto com tudo isso teremos os Atalhos e a Velocidade do Jogo. Os Atalhos permitirão aos jogadores colocar uma função específica nos direcionais esquerda ou direita, poupando tempo para ações como tirar uma foto, por exemplo. A Velocidade do Jogo, além de também auxiliar no Modo Foto, deixará os golpes de inimigos mais lentos e fáceis de serem identificados.
Já os Controles de Frequência de Ruído permitirão que os jogadores desabilitem sons que considerem desagradáveis ou façam ajustes para poder ouvir melhor a voz de Peter nas batalhas, por exemplo.
Estes são os recursos que chegam no lançamento e você pode conferir a lista completa dos recursos de acessibilidade no site da Insomniac. No entanto, mais elementos de acessibilidade chegarão no jogo após o lançamento também.
A Audiodescrição oferecerá uma narração ao que está acontecendo em tela. O Leitor de Tela vai ajudar os jogadores a navegarem por meio dos menus, com a quantidade de vezes e o nível de repetição das falas do Leitor sendo totalmente customizáveis. As Legendas Descritivas também serão outra grande adição, participando de cenas e momentos em que o som é mais proeminente. São recursos que chegarão em dezembro de 2023 e tornarão o game mais acessível para, por exemplo, pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Marvel’s Spider-Man 2 também poderá ser jogado com o controle Access, acessório do PlayStation focado em acessibilidade. O aparelho permitirá diversos auxílios como configurar dois comandos em um só botão.
Marvel’s Spider-Man 2 chega dia 20 de outubro exclusivamente para PlayStation 5.
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