Indiana Jones e o Grande Círculo, próximo jogo da MachineGames, promete ser uma ótima aventura para todos os que jogam no ecossistema Xbox. Mas… Você conhece o personagem? Resolvemos trazer um giro da trajetória de Indiana Jones e como se dará a inserção de Grande Círculo na franquia.
Indiana Jones é um professor e arqueólogo que protagoniza a saga homônima em diversas mídias. Ele é mais lembrado pela pentalogia de filmes que protagonizou, com uma trilogia nos anos 80 e mais dois filmes no século atual. Em todos os longas ele foi interpretado por Harrison Ford, ator alçado ao estrelato por American Graffiti e que já estava marcado como o icônico Han Solo da franquia Star Wars. O personagem busca por objetos fantásticos escondidos em lugares escondidos do mundo e, em sua jornada, enfrenta várias armadilhas e inimigos.
O primeiro longa, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981), se foca na busca de um objeto mítico que também está sendo procurado por nazistas, sendo ambientado em 1936. O filme foi um estrondoso sucesso, tendo arrecadado perto de 400 milhões de dólares. Seu impacto cultural ao longo dos anos foi enorme, tendo inspirado franquias como Tomb Raider que, por sua vez, deram origem a outras grandes sagas como Uncharted.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Caçadores da Arca Perdida foi seguido por O Templo da Perdição (1984), que serve como uma prequela para o primeiro filme. O longa possui elementos mais sombrios e se foca na luta de Indy contra uma sociedade de assassinos que executa sacrifícios humanos. O filme arrecadou mais de 300 milhões de dólares.
O que era para ser o talvez último capítulo da trilogia foi Indiana Jones e a Última Cruzada, em 1989. Aqui Indiana novamente enfrenta os nazistas. Seu objetivo é encontrar o Santo Graal e o próprio pai, Henry, interpretado por Sean Connery (Franquia 007 e Outubro Vermelho). Uma versão mais jovem de Indiana foi interpretada por River Phoenix, o falecido irmão de Joaquin Phoenix.
Em 2008 a franquia retorna com O Reino da Caveira de Cristal, ambientado em 1957. Os inimigos são os soviéticos, liderados pela Coronel Irina Spalko (Cate Blanchett), e a trama leva os personagens a um templo alienígena. Entre os novos elementos também está o filho de Indiana, interpretado por Shia LaBeouf.
O último filme de Indiana Jones foi lançado em 2022 e seu subtítulo é A Relíquia do Destino. Sendo o último capítulo até então, o filme se passa em 1969 e tem como vilão Mads Mikkelsen interpretando um nazista que foi levado aos EUA na Operação Paperclip e passou a trabalhar na NASA. Neste filme, Indy conta com a ajuda de sua afilhada Helena, interpretada por Phoebe Waller-Bridge (Fleabag).
Houve também uma série que retratou as aventuras do jovem Indiana Jones, sendo lançada em 1992. O personagem foi interpretado em suas versões mais jovens por Corey Carrey e Sean Patrick Flanery.
No que se refere aos jogos, Indiana ganhou diversas adaptações ao longo dos anos, incluindo jogos para SNES e títulos com histórias originais como The Fate of Atlantis, the Infernal Machine e the Emperor’s Tomb. Por último, mas não menos importante, a franquia também gerou diversas histórias em quadrinhos e romances, incluindo novelizações dos filmes.
E onde o Grande Círculo se encaixa nisso? A narrativa do game será canônica para os filmes e se passará em 1937, ou seja, entre o primeiro e o terceiro filmes (já que o segundo é uma prequela). O Eixo fará o papel de antagonista, com nazistas, fascistas italianos e soldados do império japonês lutando contra Indiana. O personagem irá a diversos locais do mundo como o Vaticano, o Egito, a Tailândia e o Himalaia. Ansiosos?
Indiana Jones será um título exclusivo para o ecossistema Xbox, sendo lançado diretamente no serviço Xbox Game Pass sem custo adicional. O game será uma aventura em primeira pessoa com passagens específicas onde teremos uma visão em terceira pessoa do personagem, e terá elementos de combate, stealth e puzzles a serem resolvidos. O game está planejado para ser lançado em 2024.
Leia também: