Estava navegando tranquilamente pela Internet até me deparei com o Amazon Quase Novo, uma iniciativa da Amazon com a finalidade de vender produtos usados ou reembalados. Apesar de muita gente ter aversão a produtos usados, esse caminho pode ser fantástico para economizar ainda mais dinheiro.
Outro ponto positivo é que por ser idealizado pela Amazon, o consumidor tem direito a uma série de mecanismos pensados para proteger o comprador. Agora irei tirar as principais dúvidas sobre os produtos:
1) Como saber as condições do produto usado?
No Amazon Quase Novo, a companhia faz análises minuciosas do produto e os classifica em 4 níveis diferentes: Excelente – Muito Bom – Bom e Aceitável. Dito isso, é recomendável sempre priorizar por produtos na condição Excelente.
Na avaliação, os dois principais critérios que são analisados são a aparência do produto e as funcionalidades do mesmo. Confira as descrições de cada nível, retiradas diretamente do site da Amazon:
Usado – Como Novo: O item está em perfeitas condições de funcionamento. A embalagem pode apresentar pequenos sinais de desgaste. O item funciona perfeitamente e todos os seus acessórios essenciais estão completos.
Usado – Muito bom: O item está em muito bom estado e totalmente funcional. Pode ter sido pouco usado e ter pequenos sinais de uso ou marcas. Ele pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado. Pode faltar algum acessório não essencial.
Usado – Bom: O item está em boas condições e totalmente funcional. Pode apresentar desgaste devido ao uso moderado. O item pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado. Pode ter pequenos sinais de uso ou marcas, como um pequeno arranhão. O item pode não ter algum acessório essencial e você pode precisar adquiri-lo separadamente para usar o item totalmente.
Usado – Aceitável: O item pode ter sinais claros de uso, mas ainda cumpre sua função principal. Pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado. O item pode ter desgaste, marcas ou mostrar outros sinais de uso anterior, incluindo arranhões, amassados e cantos ou bordas desgastados. O item pode não ter algum acessório, componentes ou peças de reposição essenciais e você pode precisar adquiri-los separadamente para usar o item totalmente.
2) Comprei e não gostei, o que fazer?
Como mencionei acima, por ser uma iniciativa própria da Amazon, o consumidor tem direito a uma série de benefícios que ajudam a proteger a compra. Todos os produtos presentes no Amazon Quase Novo fazem parte da Política de Devoluções da Amazon (leia todas as regras clicando aqui).
Caso o produto não te agrade, você terá até 30 dias para efetuar a devolução do mesmo. Lembre-se de ler todas as regras da política de devoluções de produtos pra não acabar se passando em algum detalhe.
3) Quais são as vantagens do Amazon Quase Novo?
Agora que você já sabe o que é e como funciona, deve estar se perguntando: quais as vantagens pra mim? Bom, você pode comprar produtos mais em conta, além de usufruir de diversas vantagens oferecidas pela Amazon, como parcelar as compras em até 10x, ter direito a frete grátis e à devolução caso cumpra todas as diretrizes.
Exemplo de oferta:
Um exemplo de oferta do marketplace é a seguinte:
Em suma, você economiza ainda mais e tem sua compra protegida pela empresa. Por falar em economizar, não tem nada mais chato do que ficar garimpando promoções. Por isso, deixa que a gente faz isso pra você!
Entre em nossos grupos e fique por dentro dos principais descontos na palma da sua mão: