O PS5 e o Xbox Series são irrelevantes para os jovens japoneses. Essa frase já foi cogitada por muitas pessoas, contudo, agora, temos uma pesquisa palpável que reforça a afirmação.
O Automaton West publicou o resultado de uma pesquisa (feita pela empresa SHIBUYA109) com 700 jovens japoneses, com idades entre 15 a 24 anos, e o resultado foi óbvio: a preferência do grupo para jogatinas são os celulares, Nintendo Switch e o PC. A portabilidade sempre foi algo que cativou o público nipônico e parece que a tradição continua sendo passada para as novas gerações.
Confira os resultados da pesquisa:
- 80% dos indívididuos da geração Z no Japão gostam de jogar
- 44,9% desses 80% jogam todos os dias e gastam pelo menos 100 minutos com jogatinas
Eles foram instruídos a montar uma ordem de preferência, onde o censo permitiu múltiplas escolhas e podemos ver claramente uma dominância do mobile:
Mobile 94.7%
Nintendo Switch 38.5%
PC 33.2%
Tablet (26.5%)
DS (12.2%)
Curiosamente, até o já descontinuado DS está mais presente no imaginário dos entrevistados do que o PlayStation 5 e Xbox Series. Por mais absurdo que pareça, a pesquisa está condizente com os resultados recentes do mercado.
O PS5 está atrás do PS4 em vendas no país e, além disso, diversos títulos exclusivos que faziam sucesso, como Final Fantasy, tiveram uma baixa performance de vendas. Como mencionei acima, o aspecto portátil parece ser extremamente importante para os jogadores mais novos da terra do Sol. Cabe às duas empresas construírem soluções para atrair os gamers.