O que todo dono de um PlayStation quer saber é: quando será o próximo PlayStation Showcase? E, com a finalidade de responder essa pergunta, resolvi escrever esse texto. Adiantando a resposta: muito provavelmente será em Setembro.
Falar isso é chover no molhado, já que o nono mês do ano tem sido usado com bastante frequência pela empresa. Contudo, tenho vários motivos para acreditar que o Showcase desse ano tem tudo para ser bombástico.
Vou explicar ponto a ponto abaixo! Antes de continuarmos, vale adiantar que esse texto é ESPETACULATIVO. São minhas opiniões, pautadas em dados e informações.
Até o momento da publicação, 23/07, nenhum anúncio oficial foi feito por parte da PlayStation.
Por que Setembro?
Um PlayStation Showcase em Setembro faz sentido por várias razões. Primeiro que ele acontece após uma extensa temporada de eventos. Além da Summer Games Fest (e das dezenas de eventos de empresas do setor), temos nessa semana a ChinaJoy e em Agosto temos a Gamescom, outro evento de grande porte.
Realizando o evento em Setembro, a PlayStation consegue focar todas às atenções em seu próprio evento, evitando que o foco seja dividido. Agora, quando de Setembro? Meu palpite é que aconteça no meio do mês. O motivo? A Tokyo Game Show acontecerá entre os dias 26 até 29 de Setembro e a PS já confirmou presença no evento. Logo, faz mais sentido se antecipar e fazer seu showcase antes.
Outro ponto importantíssimo: acionistas e consumidores. Setembro serve como uma “porta” para o período de Holidays, época de consumo desenfreado. Reforçar seu lineup é importantíssimo para manter a venda de consoles aquecida. E por falar em venda de consoles aquecida, é o momento perfeito para revelar o PS5 Pro para o mundo e fãs.
Reforçando isso, ainda mais no caso específico da PlayStation, os fãs estão completamente no escuro sobre o que esperar do futuro. É claro que já conhecemos os nomes e projetos: Death Stranding 2, Wolverine, Lost Soul Aside, Convallaria, Ghost of Tsushima 2. Mas esses jogos precisam de datas concretas.
O conteúdo do PlayStation Showcase 2024
Agora que já matamos a charada do quando e os motivos, vamos para o conteúdo. O PlayStation Showcase desse ano promete ser bombástico por vários motivos. O primeiro deles é o mais óbvio, o console vai ficar mais de 1 ano em um período de “seca” de grandes lançamentos.
A situação é normal, afinal, desenvolvimento de jogos é cíclico. Mas muito dessa situação foi causada por uma má administração de portfólio. Em 2022 tivemos o lançamento de Horizon Forbidden West, The Last of Us: Parte 1, Gran Turismo 7 e God of War: Ragnarok.
Em 2024 ficaremos com Rise of the Ronin, Stellar Blade, Concord e Astro Bot. A PlayStation poderia ter mesclado melhor o portfólio, combinando franquias já estabelecidas com essas novas entradas.
O segundo motivo é o de celebração. 2024 é o ano em que o PlayStation 1 completará 30 anos (o PS1 foi lançado no Japão em Dezembro de 1994). Existe maneira melhor de comemorar o aniversário do console do que anunciando uma versão mais parruda do PS5?
Entre os possíveis jogos, temos alguns palpites relativamente “seguros”:
- Death Stranding 2
- Ghost of Tsushima 2
- Silent Hill 2 Remake
- Wolverine
- Convallaria (jogo do China Hero Project que será publicado pela PS)
- Grandes lançamentos do segundo semestre (EA Sports FC 25, Assassin’s Creed Shadows etc.)
- Indies como Little Devil Inside, expansão de Sea of Stars etc.
A PlayStation tem focado seus anúncios em projetos que serão lançados dentro de um prazo de 12 meses, contudo, acredito que eles podem acabar quebrando essa “regra” para hypar o PS5 Pro. Temos três projetos que já estão com um bom tempo de desenvolvimento:
- Projeto misterioso da Bend Studio (5 anos em produção)
- Projeto misterioso da Bluepoint (4 anos em produção)
- Projeto multiplayer da Guerrilla (5 anos em produção)
O que eu não acredito que aparece ainda:
- Nova IP da Santa Monica (acredito que ainda está cedo demais)
- Nova iP da Naughty Dog (mesmo motivo acima)
E vamos para o terceiro e último motivo: a nova liderança precisa conquistar a confiança dos públicos. É uma nova era para a divisão de entretenimento da Sony, que pela primeira vez conta com o cargo de CEO dividido entre duas pessoas.
A moral da marca está num período de baixa e um bom Showcase certamente ajudaria a recuperar a “boa fé” dos fãs. Reforçando mais uma vez que o texto é espetaculativo, logo, um Showcase pode nem acabar vir acontecendo.