Se você é um platinador, você sabe bem que nesse mundo, temos troféus de vários tipos. Indo desde os shovelwares, aquelas platinas de 1-2 minutos, até as extremamente raras que adicionam respeito na conta.
Nesse texto, você vai conhecer 9 platinas extremamente difíceis de serem obtidas! Antes de continuar, vale fazer uma pequena introdução da minha própria trajetória.
Eu gosto bastante de platinar jogos, hoje tenho um número considerável de platinas: 457. Dentre eles algumas garapas, jogos online, jogos tranquilos de se platinar e claro algumas raras também.
Apesar de algumas pessoas considerarem a prática de platinar jogos inúteis, é algo que eu gosto bastante e enxergo como um desafio, me incentivando a desenvolver disciplina e persistência no meu objetivo.
Se você não concorda, esse texto não é pra você!
Se você tem 1 ou mais jogos dessa lista quer dizer que gosta de um ótimo desafio e tem uma ótima paciência.
1 – The Elder Scrolls Online
E para começar nossa lista das 10 platinas extremamente difíceis, começo com um exemplar que pra mim é um dos melhores MMORPGs de todos os tempos.
Elder Scrolls é uma das séries mais antigas e aclamadas no mundo dos videogames. Isso acontece devido a sua trilogia de grande sucesso, Morrowind, Oblivion e Skyrim. ESO Online não é diferente, fornecendo um dos maiores mundos já criados e com grande variedade de atividades a serem realizadas. Infelizmente ele teve um lançamento muito conturbado, não agradando os jogadores e sua base de fãs, contudo após receber diversas atualizações, o jogo conquistou seu espaço.
O jogo é extremamente rico em conteúdo, recebendo expansões de historia até hoje, dessa maneira a comunidade tem um carinho por ele. Porém, esse vasto conteúdo para explorar está aliado aos troféus criando a necessidade de farms gigantescos.
Boa parte dos troféus exige que você explore totalmente as áreas, que realize todas as missões de história e guildas. Isso tudo faz com que o jogo tenha um grind extremamente grande devido ao tamanho do mapa e seus farms de itens.
Para piorar mais ainda a situação do player, temos um troféu extremamente difícil, que você precisa simplesmente se tornar o imperador de Tamriel. Um feito extremamente longo que requer persistência e disciplina para alcançar.
2 – Crypt of the NecroDancer
Um dos jogos mais peculiares já lançado, misturando elementos roguelike com elementos de dança. Com essa combinação, já podemos perceber a dor de cabeça, não é mesmo?
Esse jogo fornece uma experiencia única e bastante divertida, garantindo horas e horas de gameplay sem ter a noção de tempo. Eu considero esse uma das platinas mais difíceis de se ter.
O principal ponto de dificuldade desse jogo é você ser obrigado a completar uma run com todos os personagens. Só que nessa run, você é obrigado a não fazer uso de nenhum item, altar, upgrade, buffs, perks e cura.
E para piorar a situação dos platinadores, precisamos eliminar Coda, cuja sua derrota nem os próprios desenvolvedores do jogo estavam conseguindo. Após algum tempo esse feito tornou-se mais possível.
3 – Diablo 2: Resurrected
Eu, como fã de Diablo, passei raiva no lançamento desse jogo. Fui “seco” acreditando que o relançamento teria uma platina tranquila. A lista de troféus de Diablo 3 é bem tranquila e isso me deu esperanças. Até me deparar com a lista.
O jogo é mais exaustivo do que difícil. Para obter a platina é necessário finalizar a história na dificuldade mais alta com todas as classes.
Para melhorar (ou piorar) a situação, temos um troféu que já é reconhecido na franquia Diablo, presente no Diablo 3 e Diablo 4. Precisamos evoluir um personagem no modo hardcore.
4 – Devil May Cry 5
Confesso a vocês, essa é uma franquia que só fui conhecer no reboot da série, porém muitos amigos comentaram que era o pior jogo da saga. Com isso, decidi dar uma chance à DmC V no lançamento e fiquei encantado!
O jogo é fantástico mas o mesmo não pode ser dito de sua lista de troféus.
É necessário que você alcance o rank S em todas as missões em todas as dificuldades. Sendo que as últimas dificuldades são praticamente hitkill.
5 – Wolfenstein 2 The New Colossus
Wolfenstein é uma franquia bastante conhecida pelos amantes do gênero FPS. Felizmente a saga voltou a ficar em voga com uma trilogia nova e, Wolfenstein 2, é de longe o mais difícil.
Sua lista de troféus exige que os jogadores peguem todos os colecionáveis, faça ações específicas em cada missão e conclua o jogo na dificuldade Mein Leben.
Nessa última dificuldade, os jogadores precisam zerar a história em uma sentada, não tem checkpoint e todos os inimigos são capazes de te eliminar com um tiro.
6 – Outlast 2
O sucessor de um dos jogos pioneiros no gênero de survival horror na geração do PS4, Outlast 2 pegou toda a essência do primeiro jogo e conseguiu melhorar todos os seus aspectos e entregou um prato cheio aos jogadores.
Você pega 90% dos troféus de forma bem tranquila, porém 1 troféu transforma a vida do platinador de cabeça para baixo. O troféu Messias é o causador de muita raiva no coração do platinador. Nele é necessário completar a história no insano sem trocar a bateria da câmera, aumentando drasticamente a dificuldade do jogo.
O que torna a situação pior é que não tem checkpoints ou saves.
7 – Crash Bandicoot 4: It’s About Time
Crash 4 pegou todos os pontos positivos dos seus antecessores e duplicou a qualidade e a complexidade de seus sistemas. Trazendo novas mecânicas e novos visuais, o quarto jogo da série é um prato cheio de nostalgia e diversão para todos os gostos.
A platina dele exige que o jogador faça 100% de todos os mapas, conclua todos os desafios de tempo e conclua todas as fases de retrocesso. Achou pouco? Também precisamos terminar o jogo no modo invertido.
8 – Gran Turismo Sport
Gran Turismo Sport representa um desafio enorme para os platinadores. Sua platina exige que os jogadores batam recordes de pilotos reais, atinja o nível máximo e conclua todos os circuitos com medalha de ouro.
A empreitada leva centenas de horas e somente os fãs mais fervorosos da franquia acabam tendo coragem de enfrentar o desafio.
9 – Air Twister
E para finalizar nossa lista de 9 platinas extremamente difíceis, está ai um jogo pouco conhecido mas com uma lista de troféus de arrancar os cabelos.
Os responsáveis pelo jogo simplesmente chutaram o balde na lista de Air Twister.
Para obter a platina é necessário o seguinte: jogar 50x em horários específicos do dia, adquirir 25 mil estrelas, concluir o jogo no modo hit kill. E não para por aí. Precisamos também melhorar todas as armas, atingir 100h de gameplay, completar missões, terminar estágios em menos de 9 minutos e por aí vai.
Até o momentoem que postamos esse especial, ninguém do PSN Profiles platinou a versão de PS5. A versão de PS4 tem apenas uma pessoa com a platina.
O que você achou da nossa lista com 9 platinas extremamente difíceis? Conta pra gente nos comentários!