As ações da Ubisoft estão em queda livre após os anúncios realizados ontem (25). Caso você tenha perdido, ontem a publisher francesa fez uma série de pronunciamentos:
- Adiamento de Assassin’s Creed Shadows, principal produto do ano fiscal, para Fevereiro de 2025
- Início de uma investigação interna visando melhorar as práticas de gestão
- Admissão pública das vendas abaixo do esperado de Star Wars Outlaws
- Mudança do modelo de negócios, afastando-se do tradicional modelo de Season Pass
Com tantos anúncios polêmicos, era esperado que os acionistas não iam reagir bem e o resultado acabou sendo catástrofico para a Ubisoft. Na abertura do mercado hoje, as ações da Ubisoft abriram o dia com uma desvalorização de 16,88%, com o papel saindo por 9,49 euros.
Com a queda, a capitalização de mercado da Ubisoft atualmente é de apenas 1,37 bilhões de euros, o que torna a empresa suscetível à uma aquisição hostil. Atualmente, a família Guillemot é a acionista majoritária da companhia, com 15% das ações.
A Tencent aparece logo em seguida, com 10%. Curiosamente, um investidor ativista, que enviou uma carta solicitando a troca de CEO ou venda da empresa, afirma que já conseguiu o apoio de 10% dos acionistas para vender a publisher.
Apesar da situação se caminhar para uma provável venda da empresa, é necessário lembrar que a família Guillemout sempre lutou pelo controle da Ubisoft e, ao que tudo indica, eles continuam sem inclinação para vender a empresa.
A compra da Ubisoft compensa?
Sem dúvidas, a situação da Ubisoft não está nada boa. A empresa é constantemente criticada por insiders e até pelos próprios funcionários, que vivem alegando má gestão. Em um caso de aquisição, certamente a parte compradora vai avaliar o poder das marcas da companhia.
Far Cry, Ghost Recon, Assassin’s Creed, Rayman, Splinter Cell, The Division, The Crew, Just Dance.. O portfólio da publisher é gigantesco e quase todas as IPs são capazes de gerar uma receita massiva.
1 comentário
Mas quem é que vai querer comprar aquela porcaria, só se for para desmontar e vender aos bocados, a aquipa dev de wokes só produz merda !
Tinham de despedir e voltar a contratar … duvido que isso aconteça