Com um mês repleto de novidades no mercado de games, Undisputed pode acabar passando batido com a chegada de Silent Hill 2 Remake e Dragon Ball: Sparking! Zero. O novo título da Steel City Interactive promete uma experiência imersiva com lutas de boxe em um ringue dominado por Muhammad Ali, Rocky Marciano e outras estrelas que deixaram o seu legado ao longo dos anos.
Programado para ser lançado em 11 de outubro de 2024 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, o game se popularizou na comunidade após receber o acesso antecipado via Steam. Será que Undisputed é capaz de destronar os clássicos como UFC e WWE? É isso que você irá descobrir em nossa análise!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela Deep Silver!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um simulador de luta com pequenos problemas
Undisputed é um jogo de boxe que apresenta diversas mecânicas de combate voltadas para o realismo, configurando-se, portanto, como um autêntico simulador de luta. Um dos pontos que mais se destacam durante o combate são as condições físicas dos lutadores, onde podemos notar o desgaste após receber alguns socos ou golpear nossos adversários.
Essa mecânica aparenta ser simples, mas não se engane! A estratégia é a chave para o sucesso, garantindo sua vitória ao organizar uma estratégia para atacar o inimigo nos momentos oportunos. A aba de stamina dos jogadores deve ser gerenciada durante todo o combate para evitar o cansaço e ser nocauteado pelo inimigo.
Ao ser nocauteado, é possível voltar para o combate ao realizar um “mini-game” pressionando os botões L2 e R2 no momento correto. Infelizmente, este processo se repete em todos os combates, tornando-se uma mecânica enjoativa após algumas horas de gameplay.
Se você é apaixonado pelo boxe, com certeza irá se surpreender com os personagens jogáveis! Todos eles são ícones populares do mundo dos ringues, criando uma conexão com os jogadores ao esporte.
Modos de jogo
Como esperado, Undisputed não oferece uma campanha single player, entretanto, o Modo Carreira pode compensar essa falta ao permitir criar um personagem jogável e administrar sua carreira até os grandes campeonatos.
Neste modo, é possível customizar nosso lutador, contratar técnicos, treinar o personagem, ganhar ou perder peso para participar de categorias (peso leve/peso pesado), negociar lutas e até mesmo virar uma celebridade das redes sociais.
O jogo conta com 4 modos, sendo eles:
- Quick Fight – partidas rápidas contra a CPU ou até 2 jogadores;
- Carrer – gerencie a sua carreira, participe de lutas contra os maiores competidores do mundo, contrate técnicos e viva uma experiência realista na pele de um grande lutador;
- Online – partidas 1v1 rankeadas para os jogadores que procuram novos desafios. É possível jogar partidas rápidas ou criar sessões para convidar os amigos.
- Prize Fights – partidas semanais contra a CPU que concedem experiência adicional.
Sem sombra de dúvidas, um dos aspectos mais divertidos de Undisputed é que o Modo Carreira oferece uma árvore de habilidades para realizar upgrades nos lutadores. Essa é uma forma de incentivar os jogadores a tornarem seus personagens ainda mais fortes e resistentes aos combates futuros.
Os problemas de Undisputed
Apesar de contar com alguns Modos de Jogo bem divertidos, Undisputed sofre com problemas gravíssimos em sua IA (Inteligência Artificial). Durante o combate, é possível notar que alguns golpes não causam impacto no inimigo e isso pode prejudicar já que gastamos stamina realizando ações.
Alguns golpes também não ativam os efeitos sonoros, causando assim pequenos problemas de áudio ao longo da gameplay. Além disso, as animações e expressões faciais dos lutadores são cômicas, dando a impressão de que seus rostos são feitos de “massa de modelar”.
Os mini-games de nocaute também poderiam ser mais variados, já que nossa única opção é pressionar L2 e R2 para encher a barra de stamina e retornar ao combate.
O jogo não oferece legendas e dublagem em Português do Brasil, o que pode acabar dificultando a leitura durante o Modo Carreira. Uma grande falha!
Aspectos técnicos
Como mencionado anteriormente, as expressões faciais não surpreendem, criando um ar “cômico” para um jogo de luta. Consequentemente, os gráficos também não colaboram para tornar a experiência ainda mais realista.
Embora tenha sido lançado para os consoles de nova geração, sinto que o jogo não apresenta gráficos primorosos, dando a impressão de ser um título da geração anterior.
Em relação à trilha sonora, o jogo acerta em cheio com as músicas presentes na seleção dos personagens, no menu principal e até mesmo no “hub” do lutador no Modo Carreira. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito em relação aos efeitos sonoros, pois o jogo apresenta pequenos atrasos no impacto dos golpes.
O desempenho é impecável, sem problemas com quedas de frame, engasgos ou travamentos.
Review de Undisputed – Vale a Pena?
Definitivamente… NÃO! Undisputed busca oferecer uma experiência realista para os jogadores, mas acaba falhando com pequenos problemas em sua Inteligência Artificial. As expressões faciais também deixam a desejar, criando um aspecto cômico durante o combate.
Para os jogadores que são apaixonados pelo esporte, é impossível não notar estes problemas, principalmente após as primeiras horas de gameplay com as repetições constantes após o nocaute do lutador. Sinto que o jogo poderia oferecer novas mecânicas para contornar estes problemas.
Com apenas 4 Modos de Jogo, seria interessante que a Steel City Interactive focasse em novos conteúdos semanais ou mensais para manter os jogadores sempre ativos e prontos para o combate. Apenas novos conteúdos poderão garantir que a comunidade continue se divertindo.
Acredito que Undisputed se tornará um ótimo jogo com pequenas atualizações futuras, entretanto, algumas mudanças ainda são essenciais para o sucesso do título.
Undisputed é um jogo de luta realista que peca com pequenos problemas em sua Inteligência Artificial. A falta de conteúdo pode agravar em seu lançamento e melhorias devem ser realizadas para tornar a experiência de gameplay ainda mais imersiva.
Pontos Positivos
- Modo Carreira é muito divertido
- Trilha Sonora memorável
Pontos Negativos
- Problemas de IA
- Gráficos ultrapassados
- Falta de legendas em PT-BR
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho