Todos nós gamers amamos ver referências de franquias ou personagens queridos escondidas nos jogos. Muitas dessas referências podem ser os famosos “Easter Eggs” ou “Ovos de Páscoa”, onde você deverá fazer alguma ação específica para liberar o Egg. Outras referências são mais sutis, podendo ser uma frase mencionada por algum personagem ou um objeto escondido.
Dito isso, todos nós sabemos também que o Cyberpunk 2077, RPG com um mapa massivo e história maior ainda, é cheio de referências e Easter Eggs escondidos, e hoje estaremos listando aqui os maiores dentro do jogo!
Algumas dessas referências são de outros jogos. Outras sobre filmes da cultura pop. E algumas até mesmo de personalidades públicas e muitas dessas referências estão tão bem escondidas que você pode passar facilmente sem perceber. Então confira agora as 9 maiores referências e Easter Eggs dentro do Cyberpunk 2077:
Nº1 – Red pill e blue pill
Johnny Silverhand é interpretado pelo ator Keanus Reeves, o mesmo ator que viveu o personagem “Neo” na trilogia de filmes “Matrix” e é claro que os Devs não poderiam deixar de colocar uma referência aos filmes dentro do jogo. Durante a missão “Chippin’in”, sidequest onde Johnny Silverhand precisa convencer a personagem Rogue que ele realmente está na cabeça do V, o mesmo decide provar isso ao melhor modo Silverhand, ou seja, enchendo a cara de álcool e curtindo tudo o que a noite de Night City tem oferecer.
Em um certo momento da missão, Johnny vai para uma boate curtir a noitada, e lá ele acaba encontrando um estranho que o oferece duas pílulas: Uma azul na mão esquerda e uma vermelha na mão direita e te dar a opção de escolher uma das duas. Isso é uma referência direta ao primeiro filme do “Matrix” onde o personagem Morpheus oferece para Neo as pílulas, onde a azul teria o efeito de fazer Neo esquecer de tudo e voltar a viver na Matrix e a vermelha teria o efeito de fazê-lo despertar sua mente da Matrix.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.46-1024x594.jpeg)
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.46-1-1024x586.jpeg)
Outro detalhe interessante é que o estranho que oferece as pílulas veste um sobretudo preto e um óculos redondo escuro muito similar ao de Morpheus no filme. Infelizmente no jogo, independente de qual pílula você escolha, não irá afetar em nada no futuro da história do game. Apesar disso essa referência encaixou perfeitamente para o enredo do Cyberpunk, visto que nessa distopia futurística muitas pessoas se encontram em estado letárgico devido a grande dependência das tecnologias, se tornando quase que uma matrix para elas.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.46-3-1024x599.jpeg)
Essa não foi a única vez que essa referência das pílulas apareceu no jogo. Logo no início da campanha principal, quando o V começa a sentir os efeitos colaterais do chip Relic em seu organismo, sua amiga Misty o leva para seu apartamento e o oferece 2 potes de pílulas. E adivinhem só, um pote na cor azul e outro pote na cor vermelha.
Misty também explica que se você tomar as pílulas azuis você irá manter Johnny calmo, quase que sedado. Já se você tomar as pílulas vermelhas, o efeito seria justamente o contrário, deixando Johnny agitado. Não atoa que todas as vezes que o V teve que passar o controle do seu corpo para o Silverhand, ele tomou a pílula vermelha para ter um efeito imediato e temporário. Apesar dessa referência ser mias sutil, os maiores fãs da saga do “Matrix” conseguiu sacar a referência.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.46-2-1024x585.jpeg)
Nº2 – Na cara não para não estragar o enterro
Essa é uma referência que só os jogadores mais observadores conseguiram sacar no game! Durante a missão de nome “Mulher de Fases”, onde você deverá ajudar a personagem Judy a convencer sua amiga Maiko a entrar no seu plano para livrar as Moxs do domínio da gangue dos Garras de Tygre e assumir o controle da boate “Clouds’, haverá um momento logo após a reunião em que o V irá perguntar para a Judy o que a incomoda.
Judy então irá dizer que o “Cara de Pau”, que é um dos cafetões dos Garras de Tygre, continua ileso, mesmo após ter praticamente causado a morte da sua melhor amiga Evelyn Parker. V então irá perguntar o que ela pretende fazer e a resposta da judy é simplesmente “Descarregar um pente na cara dele para estragar o velório”.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.47-1024x591.jpeg)
Essa é uma referência clara ao filme brasileiro “Tropa de Elite”, na cena em que o Capitão Nascimento consegue capturar o chefe da boca “Baiano”, e quando Nascimento vai finalizar ele apontando a arma para seu rosto, o mesmo diz a famosa fala “na cara não para não estragar o velório”. O final dessa história todo mundo sabe, e o capitão decide acabar com a raça do baiano com uma escopeta calibre 12. Voltando ao jogo, é possível ao V aceitar a missão de matar o Cara de Pau, e é claro que eu não poderia deixar de finalizar ele também com um belo tiro de 12 na cara.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.47-1-1024x580.jpeg)
Nº3 – Carro do Batman
Até o Batman está presente no Cyberpunk 2077 e esse aqui é um Easter Egg que poucos jogadores devem conhecer pois é uma missão secundária secreta que só aparece em determinadas condições. O nome dessa sidequest especifica é “Homem das trevas volta de uma vez por todas”, e só por esse nome você já consegue sacar a referência ao Cavaleiro das Trevas.
Nessa missão que fica localizada nas Terras Baldias, você deverá encontrar um sistema de túneis que dá acesso às algumas estruturas e contêineres onde será possível lootear vários itens. Dentro desses túneis, mais especificamente dentro de um dos contêineres será possível encontrar um carro que lembra muito uma Lamborghini na cor preta, mas que além disso lembra um pouco algumas versões do Batmóvel.
Explorando o contêiner também é possível encontrar um caco de título “Leia isso todos os dias. Nunca desista. Lembre-se do seu propósito”, onde lendo o mesmo é possível encontrar passagens no texto com claras referências à história do Batman: “Na noite em que meus pais foram assassinados, eu sabia que tinha visto algo na escuridão daquela noite. Procurei por muito tempo, me escondendo nas sombras, aprendendo, entendendo e me misturando com elas” “eu me tornei a sombra, eu me tornei a vingança, eu me tornei o homem que Night City não merece” “eu entrego a vingança, a destruição e a justiça necessária para salvar essa cidade, que está morrendo”.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.47-2-1024x582.jpeg)
Claramente uma referência ao nosso querido morcegão, onde ele cita a morte dos pais e a cidade que está morrendo, que no caso seria Gothan City. Inclusive essa passagem em que ele fala “O homem que Night City não merece” é muito parecido com a cena final do filme “Batman: O cavaleiro das trevas” na cena final onde o comissário Gordon fala que o Batman não é o herói que Gotham precisa agora.
E para finalizar a referência, o nome do carro é Caliburn Murkmobile, onde “murk” em tradução livre do inglês quer dizer “escuridão” e no final da missão você ainda consegue ganhar o carro.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.47-3.jpeg)
Nº4 – Deja -vu (Matrix)
Essa aqui é mais uma das referências ao filme “Matrix”. Durante a última missão principal do jogo, logo após você derrotar o Adam Smasher e se conectar a rede da Mikoshi, você irá entrar em um ambiente virtual criado pela IA Alt Cunningham, o que seria um fato muito similar ao que acontece em Matrix, onde os personagens entram e saem a todo momento da rede. Logo após isso, V será transportado para a escadaria de um prédio.
Ao começar a subir as escadas, ele irá encontrar um gato preto em um dos degraus e o gato irá miar para ele. Ao continuar subindo as escadas V irá encontrar exatamente o mesmo gato, e assim como o primeiro, ele também irá miar para V da mesma forma.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.48-1-1024x584.jpeg)
Essa é uma referência direta ao primeiro filme de Matrix, na cena onde Neo, Morpheus e seus companheiros estão dentro de um prédio, e ao subirem as escadas, Neo vê um gato preto passar por um corredor, e imediatamente após, outro gato faz a mesma coisa. Na história do filme, um deja-vu significava uma falha na Matrix que acontecia quando alguém alterava algo dentro da rede, ou seja, o famoso Bug. Trocando em miúdos: Significava problema, e dos grandes! Não atoa que logo após V passar pelos gatos, ele recebe a pior notícia que poderia ouvir: Que sua morte está selada.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.48-1024x581.jpeg)
Nº5 – Estatueta do Scorpion (Mortal Kombat)
Essa vai para os fãs de Mortal Kombat. Esse Easter Egg só estará disponível durante um dos finais específicos do jogo base. Após a missão principal “Nocturne OP55N1” onde você deverá conversar com a herdeira da Arasaka, Hanako, ela irá te oferecer uma parceria para invadir a Torre Arasaka e tomar o controle da corporação.
Depois disso V deverá decidir qual caminho irá tomar para invadir a torre, onde você poderá pedir ajuda aos aldecaldos e Panam, aceitar a proposta da Hanako ou dar o controle do seu corpo para Johnny Silverhand e deixar ele resolver a situação junto com a Rogue.
O final específico será justamente esse do Silverhand e quando chegar o momento de escolher se quem permanece no corpo será o V ou o Johnny, escolha o V. Então irá acontecer um salto temporal no jogo e o V irá acordar em um apartamento superluxuoso. Em uma das mesas do apartamento será possível ver uma estatueta do Scorpion. Ao escanear a action figure é possível ver informações como a marca de nome “KD Kombat” e o nome do boneco que eles batizaram de “Guerreiro da Jaqueta Amarela”
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.48-2-1024x585.jpeg)
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.49-1024x588.jpeg)
Nº6 – Capitão Bolsonaro
Esse aqui é uma referência que muito provavelmente só fez sentido no Brasil! Isso porque durante uma missão secundária de nome “Um lugar do caralho” você irá encontrar uma festa da gangue da rua 6 acontecendo. Ao chegar você deverá conversar com o lider deles conhecido como Capitão Sherman e é justamente nesse personagem que está a referência.
Por algum motivo a dublagem brasileira do Cyberpunk resolveu dar a voz ao Capitão Sherman muito parecida com a do ex presidente Bolsonaro. Ao conversar com esse personagem é nítida a semelhança entre as vozes, por mais que seja de uma forma galhofa. Outro detalhe interessante é que a gangue da rua 6 é formada em grande parte por ex militares. Se foi proposital ou não, eu não sei dizer, mas que a referência ficou muito engraçada, isso com certeza ficou!
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-04-at-07.03.00-1024x575.jpeg)
Nº7 – Hideo Kojima
Esse aqui muito provavelmente foi o primeiro Easter Egg encontrado dentro do jogo, mas eu não poderia deixar de trazer para vocês. Durante a missão principal “O roubo” logo no início do jogo, V e Jackie estão tentando se infiltrar na Torre Arasaka para roubar o Chip Relic.
Logo ao entrar na torre, e seguir para os elevadores, eles dão de cara com um bar e são convidados pela recepcionista a entrarem para tomar um drink. Jackie então pergunta a V o que fazer. Você terá a opção então de ir direto para os quartos ou entrar no bar e dar uma olhada.
Se você escolher a opção de entrar no bar e começar a explorar o lugar, acabará encontrando ninguém mais, ninguém menos que o Hideo Kojima sentado em uma das mesas confraternizando e tomando um Drink. Se você esperar ele terminar a conversa e se aproximar dele, surgirá uma opção de fala e ele irá perguntar se você trouxe mais alguma bebida para ele. Então essa foi uma ótima maneira da CD homenagear o Kojima, visto que é uma figura muito amado na indústria e comunidade gamer.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-04-at-07.06.11-1024x590.jpeg)
Nº8 – Telefone Antigo
Esse Easter Egg só será possível de ver para os jogadores que tiverem a DLC do Phantom Libety. Durante a missão “Estado violência” onde você precisará contatar o agente secreto Reed para pedir ajudar e salvar a Presidente dos NEUA será necessário você fazer uma ligação para ele. Só que essa ligação não será qualquer uma. Para falar com o Reed você precisará usar um telefone antigo analógico, que seria uma espécie de linha segura, evitando assim ter a chamada interceptada. Esse telefone se encontra em um antigo estabelecimento chamado de “Captán Caliente”.
No fundo desse estabelecimento você encontrará o telefone escondido atrás de um armário. Ao interagir com o telefone, você poderá digitar o número que a presidente te deu para contatar o Reed. Porém se você observar a parede logo a sua frente, irá perceber que existem diversos números de telefones escritos. E é justamente aí que está o Easter Egg!
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.49-2-1024x590.jpeg)
Se você digitar, por exemplo, o número 5745552377, irá começar a tocar a música de combate do The Witcher 3. Se você digitar o número da polícia, que nesse caso é o 911, o número irá dar ocupado e o Johnny Silverhand mandará a polícia catar coquinho. Já se você digitar o número 6175556277, o telefone começará a tocar a música “Never Fade Away”, música essa da banda Samurai que foi composta pelo próprio Silverhand. Você pode tentar ligar para o resto dos números e cada um renderá uma reação diferente do V.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.49-1-1024x558.jpeg)
Nº9 – David Martinez (Cyberpunk Edgerunners)
Cyberpunk Edgerunners, ou Cyberpunk Mercenários como ficou conhecido no Brasil, é a série animada do Cyberpunk com história original da Netflix. Nessa animação nos é apresentado o personagem David Martinez, um jovem que após algumas tragédias acontecer em sua vida, acaba se unindo a mercenários que irão ensiná-lo a virar uma lenda em Night City.
A marca registrada do David Martinez era justamente o seu casaco gola alta amarelo que foi dado de presente pela mãe dele. E é justamente esse casaco que será o Easter Egg!
A história do Edgerunners se passa antes do enredo do Cyberpunk 2077. Durante sua gameplay no jogo, vai surgir uma missão secundária onde você deverá investigar um símbolo secreto gravado em um beco. Esse símbolo é justamente o mesmo que está no casaco do Martinez.
Ao você vasculhar a área, irá encontrar dentro de uma lixeira ao lado uma ND, que para você que não sabe, significa NeuroDança que é como se fosse um chip de realidade virtual. Ao reproduzir a ND o trailer do Cyberpunk Edgerunners aparecerá na tela e logo após ele acabar a missão de nome “Um pouco de malandragem” irá iniciar.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-03-at-16.22.45-1-1024x594.jpeg)
Nessa quest você terá a ajuda do canal Muamar Reyes para tentar localizar o paradeiro da antiga gangue do David Martinez. No final da missão, você irá se encontrar com o Muamar e ele irá te presentear com o casaco amarelo do Martinez. Esse foi uma excelente maneira de promover o anime e ainda por cima gerar um bom Easter Egg para o jogo.
![](https://republicadg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-04-at-07.10.28-1024x576.jpeg)
Essas são algumas das maiores referências e Easter Eggs dentro do Cyberpunk 2077 que consegui encontrar. Mesmo assim, o jogo ainda possui uma enorme variedade de Easter Eggs que é possível ver durante sua gameplay, e cada uma delas vale a pena você dedicar um pouco do seu tempo no jogo para achá-los!