A desenvolvedora bildundtonfabrik confirmou, no Future Games Show, que Constance, seu metroidvania desenhado à mão, será lançado para PC no dia 24 de novembro. No entanto, as versões para consoles — incluindo PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e o recém-anunciado Switch 2 — só devem chegar em algum momento de 2026.
Junto ao anúncio, o estúdio também liberou um novo trailer que revela mais detalhes da jogabilidade, ambientação e mecânicas únicas do título.
Um mergulho artístico e emocional
Constance apresenta uma narrativa emocionalmente carregada, em que o jogador assume o controle de uma artista lutando para escapar de um mundo interno fragmentado. Esse universo colorido, mas instável, reflete diretamente a deterioração da saúde mental da protagonista. A arte desenhada à mão, combinada com uma trilha sonora atmosférica, cria uma experiência imersiva e sensível.

Além disso, a protagonista empunha um pincel mágico como principal ferramenta de combate e exploração. Com ele, será possível enfrentar inimigos, superar desafios de plataforma e resolver enigmas enquanto o jogador explora um vasto mundo interconectado.
Mecânicas fluidas baseadas em tinta
O título aposta em mecânicas criativas, centradas no conceito de tinta. Portanto, o jogador poderá se transformar em fluido para atravessar paredes, mergulhar em superfícies e cortar o ar em movimentos rápidos e estratégicos. Essa abordagem oferece liberdade de movimentação e combate, ao mesmo tempo em que desafia a lógica tradicional de progressão em jogos do gênero.

Entretanto, o uso excessivo das técnicas do pincel provoca corrupção na tinta da personagem. Se esse nível atingir o máximo, o jogador sofrerá penalidades significativas. Assim, Constance exige que se encontre um equilíbrio entre ação e cautela.
Uma jornada pessoal de descoberta
Explorar o mundo interno de Constance vai além do simples avanço. O jogo conta com mais de seis biomas distintos, cada um representando aspectos diferentes da mente e da história pessoal da protagonista. Dessa forma, o jogador encontrará múltiplos caminhos, segredos, personagens enigmáticos, missões paralelas e colecionáveis espalhados por cenários com design não linear.
Além disso, a mecânica de “inspiração” permite esboçar ideias em um diário. Esses esboços aprimoram habilidades e podem ser evoluídos com materiais encontrados ao longo da jornada, transformando-se em obras de arte poderosas.
Escolhas após a morte e narrativa interativa
Ao morrer, o jogador poderá escolher entre seguir adiante com penalidades ou retornar a um ponto seguro para explorar outras rotas. Essa decisão adiciona uma camada estratégica ao progresso no jogo.
Constance também apresenta flashbacks jogáveis, revelando memórias relacionadas à criatividade, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, identidade e propósito. Portanto, além da ação, o jogo constrói uma narrativa profunda e tocante, que convida à reflexão e empatia.