Quando um jogo viraliza na Steam, é porque ele está no caminho certo. Nos últimos anos, a plataforma da Valve recebeu verdadeiras joias, mas infelizmente muitas delas permaneceram escondidas em uma bolha, às vezes, pouco expressiva.
Mas na última semana, as coisas mudaram para um desses jogos. The Cabin Factory, jogo de terror baseado em anomalias, chegou aos consoles, dando a oportunidade para que fãs do estilo experimentem um projeto muito interessante e original.
Tivemos a oportunidade de jogar o game e a impressão deixada foi bastante positiva. Continue lendo para descobrir porque esse título é especial — bem como um ótimo custo-benefício.
Apenas um dia normal de trabalho
Você é uma recém-contratada da The Cabin Factory, empresa especializada na inspeção de cabanas. Após rumores sugerirem que os projetos da fábrica são assombrados, a direção reforça seu trabalho de controle de qualidade, a fim de limpar seu nome diante da população.
Mas será que são apenas rumores? Bom… a única forma de descobrir é analisando cabana por cabana. Caso não haja nada de errado, saia e aperte o botão verde. Mas se você perceber qualquer coisa estranha lá dentro, não pense duas vezes antes de correr sem olhar para trás.

The Cabin Factory é um jogo de terror baseado em anomalias. Ele traz fortes inspirações em títulos de espaços liminares, com uma pequena área explorável e loop de jogabilidade. Sua campanha dura em torno de 45 minutos, mas o altíssimo fator replay pode quadruplicar esse tempo facilmente.
Seu objetivo é basicamente fazer um bom trabalho. Uma run completa é composta por ao menos oito cabanas — acertar quais estão assombradas e quais estão seguras vai determinar se a investigação ocorre em apenas oito ou se essa quantidade se estenderá. Mas acertar todas em sequência lhe levará para os créditos finais.

Enquanto isso, as mecânicas de The Cabin Factory são simples: você só anda, corre e aperta o botão. O foco do jogo está, de fato, em sua proposta. E proposta por proposta, ela se prova interessantíssima a cada segundo que passa.
Ah, e temos o creme de la crème: o jogo não está apenas legendado em português do Brasil, como também dublado. Há uma boa quantidade de diálogos no jogo e todos eles com vozes localizadas para o nosso idioma.
Confie nos seus sentidos
The Cabin Factory é um jogo simples, mas nada fácil. Devido ao surgimento aleatório das cabanas, as possibilidades são muitas, e a sorte pode estar ao seu lado ao revelar mapas mais fáceis de serem explorados. Da mesma forma, o azar.
Como inspetora, você deve observar minuciosamente cada cabana, prestando atenção a eventos dinâmicos. Isso quer dizer que, por mais perturbador que seja o evento, se as entidades envolvidas ficarem paradas, a casa está segura. Pode apertar o botão verde.

Porém, o destaque de The Cabin Factory está na construção atmosférica. Os sustos são excelentes e as anomalias melhores ainda. Ao todo, quatro espíritos circulam pelas cabanas, todos eles envolvidos em uma história perturbadora e contada através de fragmentos.
Enquanto isso, o sistema de som é um espetáculo à parte, e jogar de headset é bom demais. Ao longo das runs, você escutará portas rangendo, passos, risos, gritos, falas e outros tipos de áudio. Caso eles tenham fonte sobrenatural, apenas saia correndo para apertar o botão vermelho.

Além disso, os efeitos visuais contribuem muito com o terror. Partículas, sombras, iluminação e reflexos têm alta qualidade em The Cabin Factory, e a forma como eles criam ilusões e outras coisas repentinas funciona muito bem. Olhar duas vezes para um mesmo canto pode ser a chave para um trabalho bem feito.
The Cabin Factory: simplicidade como a fórmula do sucesso
The Cabin Factory é um jogo muito bem executado. A atmosfera de terror é ótima, enquanto os fundamentos técnicos do game, como visuais, áudio e desempenho geral, revelam um excelente trabalho dos desenvolvedores.
O jogo possui uma ótima evolução, e mesmo com uma campanha muito curta, não há pontas soltas devido ao alto fator replay. Concluir uma primeira corrida destrava mais segredos, como se você tivesse que voltar para um segundo dia de trabalho. E é nesse momento que mais detalhes narrativos são contados.
Outro ponto que vale a pena citar é o preço. The Cabin Factory chegou ao PlayStation por apenas R$ 16,50. Dessa forma, seu custo-benefício está testado e aprovado após umas boas horas atrás do controle.
Assustador e conceitualmente estimulante, The Cabin Factory é uma experiência imperdível para quem gosta de jogos de terror curtos e originais.
- Narrativa
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som
- Diversão