O PS5 já tem um pouco mais de um ano no mercado, e, muita gente continua com aquela dúvida: o investimento de mais de 4 mil reais compensa ou é melhor aguardar um pouco? Este artigo foi pensado com a finalidade de responder essa pergunta. Irei abordar diversos pontos para comprovar que, se você tiver condições no momento, o upgrade com certeza vale a pena!
1) Os Exclusivos do PS5
As gerações foram passando e o modelo de negócios foi modificado. Com isso, os serviços e outros tipos de benefícios entraram na cena dos consoles. Apesar da “mutação” ao longo dos anos, o conteúdo continua sendo Rei e quem tem os exclusivos mais atrativos e em boa quantidade continua mandando no pedaço. No caso da nova geração da Sony, o tratamento realizado com o PS5 foi bem melhor quando se comparado ao PS4. Atualmente, estes são os games exclusivos para o console:
- Demon’s Souls Remake
- Returnal
- Ratchet and Clank: Rift Apart
- Destruction AllStars!
- Astro’s Playroom (Gratuito no console)
- Deathloop (Temporário)
Com estilos variados e uma boa longevidade, é inegável que este primeiro ano do console supera com folga o primeiro ano do bom velhinho PS4. E o futuro é bastante promissor, já que outros dois exclusivos já possuem data de lançamento: Ghostwire Tokyo (25 de Março) e Forspoken (24 de Maio). Pensando mais no longo prazo, muito provavelmente todos os jogos first party a partir de 2023 saiam apenas para o PS5. Este é o caso de Spider-Man 2 e de Wolverine, dois projetos em desenvolvimento pela Insomniac.
2) PS Plus Collection
Ainda pensando em conteúdo, os donos de PS5 que assinam a PlayStation Plus possuem acesso a PS Collection, um acervo com 22 jogos excelentes selecionados pela empresa. Entre os destaques temos God of War (2018), Uncharted 4, Monster Hunter: World, Resident Evil 7, Final Fantasy XV, Persona 5, Bloodborne, Batman: Arkham Knight e muito mais. Com isso, os jogadores possuem acesso a mais de 1000 horas de conteúdo sem precisar comprar games.
Você pode conferir a lista completa dos jogos da PS Plus Collection neste link.
3) O fim dos Loadings e a compressão Kraken!
Em minha humilde opinião, uma das principais mudanças que a nova geração de consoles trouxe foi o fim dos loadings. Apesar de parecer bobagem, o famoso tempo de carregamento causava disrupções bem chatas durante a jogatina, quebrando o ritmo em cenas memoráveis. Com a popularização dos SSDs nas novas máquinas, boa parte dos loadings foram exterminados. Claro que em alguns games eles se fazem presentes, mas, o tempo é quase imperceptível. Não dá mais nem pra mandar uma mensagem no famoso “Zap!”.
Além da tremenda velocidade, o PS5 possui uma tecnologia fantástica chamada Kraken. Focada na compressão de arquivos, a tecnologia permite que as versões de nova geração dos jogos ocupem um espaço muito menor quando se comparado a versão para a geração passada. Isto possibilita uma maior liberdade aos jogadores no que tange o gerenciamento do armazenamento do console. Apesar de ter apenas 800GB de armazenamento, até o momento sequer cogitei expandir o SSD, simplesmente não há necessidade para isso e o Kraken é um dos grandes responsáveis por isso.
4) DualSense: Elevando a Imersão
O DualSense é, inegavelmente, o melhor controle para jogos no mercado. O motivo? A Sony se empenhou em entregar um controle que vai além do conforto, amplificando a imersão dos jogadores através do tato. Graças a tecnologia aplicada no “manete”, nós podemos sentir até as gotas de chuva que caem nos cenários. Recarregar armas, pular, correr pela lama… O controle consegue, com maestria, transportar os jogadores pros universos de cada título com grande facilidade.
5) Recursos adicionais
Além de todas as features mencionadas acima, o PS5 acompanha alguns recursos adicionais que melhoram a experiência geral do jogador. Agora nós temos os Cartões de Atividade, que servem como um norte pro jogador e permitem que eles pulem em determinadas fases ou tarefas em pouquíssimos segundos!
A dashboard também foi melhorada e está muito mais intuitiva. Os caçadores de troféus também foram “mimados” pela PlayStation. Agora é possível rastrear troféus específicos e alguns deles possuem contadores, o que facilita na obtenção da platina!
Conclusão: Vale muito a pena adquirir um PS5 agora!
Não há dúvidas de que o console da nova geração da PlayStation eleva e muito a experiência proporcionada pela marca. Seja na extinção dos loadings, na presença de um conteúdo forte e convidativo ou em recursos pensados com o objetivo de facilitar a vida dos jogadores, caso você tenha condições, certamente não vai se arrepender nem um pouco de realizar o salto geracional!
Como o estoque do console está bem escasso, recomendo que você entre em nossos grupos para ser alertado de quando surgir um novo lote: