Terceiro jogo da franquia Shadow Warrior chega prometendo mais loucura e diversão
A sequência de um dos melhores e divertidos FPS da geração está muito perto de ser lançada e algo me diz que você nem fazia ideia disso… Eu te entendo. Por conta disso, assumi a missão de fazer você se interessar pela franquia. Você pode ainda não saber, mas Shadow Warrior é diversão do inicio ao fim e prato cheio para os amantes de FPS.
Shadow Warriow 3 desenvolvido pela Flying Wild Hog e publicado pela Devolver está a iminência de seu lançamento, que ocorrerá no dia 01.03 para PS4, Xbox One e PC. E está sendo muito pouco falado, o que de certa forma é compreensível, já que a franquia nunca foi tão popular e sua janela de lançamento também não ajuda em nada. Ele vai ser lançado praticamente colado de grandes títulos como Horizon Forbidden West e Elden Ring.
O que é Shadow Warrior?
Este jogo é bem mais velhinho que você possa imaginar. O primeiro título teve seu lançamento oficial no ano de 1997. O fps frenético contra demônios esbanjava estilo e criatividade e fez relativo sucesso em sua época. Mas na virada do século depois da popularização do gênero FPS ele acabou ficando no fim do fila e bastante ultrapassado. Em 2013 a Flying Wild Hog e a Devolver trataram de trazer o game de volta à cena, com um remake que reformulava todo seu sistema, trazendo mais personalidade para seus personagens e tentando dar mais peso narrativo. E o resultado foi ótimo, o jogo foi muito bem recebido pela crítica especializada e bastante popular entre os players, se tornando tão relevante para bater de frente com o gigante Doom, mesmo sendo de um estúdio indie.
Já que mencionei Doom fica a dica, se você é fã da série da Bethesda, Shadow Warrior certamente é para você, a gameplay é muito parecida, sempre com a tela cheia de inimigos, um arsenal imenso, trazendo para o jogador um verdadeiro playground de assassinato, pronto para explorar toda a sua imaginação. Mesmo que o gênero em primeira pessoa não seja seu estilo preferido eu garanto a você que vale a pena o teste.
E a história, vale a pena?
Antes de começar a falar da história em si, fica o aviso, caso você queira iniciar na franquia, e fique com preguiça de jogar um jogo de 2013, pode ir sem medo para o segundo, o jogo ignora completamente todos os acontecimentos nele, dando um grande reboot em sua história, e iniciando literalmente do zero. E não irei dar spoilers de momentos chaves do jogo caso você queira experimentar, mas farei um contexto que deixará você bastante ambientado. Dito isto, vamos lá.
A primeira coisa que você precisa saber é que o jogo não possui uma história séria, daquelas que você faça questão de acompanhar se atentando a cada detalhe pelo mundo, ele mesmo sabe disto, tanto que maior parte das explicações dos demônios pelo mundo são feitas por itens opcionais que você acha, algo que é extremamente ignorado por quase todo mundo.
Resumo de Shadow Warrior 2
No jogo você está na pele de de Lo Wang, um ninja misturado com guerreiro extremamente debochado. O segundo título da franquia se passa cerca de cinco anos depois dos eventos do primeiro jogo. Ele segue uma premissa narrativa muito parecida com a do primeiro jogo. No remake de 2013 você precisa recuperar um artefato (uma espada), já na sequência, os jogadores enfrentam uma pessoa Kamiko é uma jovem que foi usada como cobaia em um experimento da malvada empresa Zilla Enterprises e ,como acabou tudo dando errado, ela teve seu corpo tomado por demônios. Para manter a alma da moça intacta, um ritual é realizado e a alma de Kamiko é transferida para dentro do corpo de Wang. A interação entre os dois personagens rende diálogos bem engraçados e um pouco mais de personalidade para o protagonista.
Vale mencionar que este é apenas um panorama geral da história. Se eu citase mais coisas, já passaria a estragar sua experiência. Como mencionei previamente, não espere nenhuma reviravolta digna de cinema, pelo contrário, o desfecho é bastante genérico, mas certamente este não é foco do jogo, ele quer lhe oferecer um contexto “racional” do qual você se encontra para que você possa se divertir no mundo do game enquanto mata os demônios. Vale dizer que até o presente momento este título se encontra disponível no catálogo do Xbox Game Pass, o que é uma ótima oportunidade caso você queria experimentar a franquia.
Evolução de mecânicas
Shadow Warrior foi concebido com um jogo simples de ação, do qual você pega uma arma e usa, simples assim, mas essa mecânica claramente está bastante ultrapassada nos dias hoje, talvez não tanto em 2016 no lançamento do segundo título, mas a equipe de desenvolvimento teve uma excelente sacada ao trazer elementos de RPG para o jogo, e colocando áreas mais abertas para o jogador, algo que vimos muito em Titanfall 2 e Doom Eternal, mas Shadow Warrior entendeu isto lá em 2016.
O sistema de progressão agora é por níveis, se assemelhando muito a um sistema de RPG, sendo assim é possível evoluir seu personagem e armas trazendo assim em cada upgrade um novo estilo de gameplay tornando a evolução constante, não deixando o jogo jamais ficar enjoativo, ele entende que é isto que ele tem de melhor, então ele usa e abusa da criatividade colocando para o jogador novos desafios que irão obrigar o uso das novas habilidades aprendidas durante a jornada. Seu level design ajuda muito nisto, colocando cenários sempre muito verticais para manter você em constante movimento, ficar parado por 3 segundos é morte na certa.
E armas é o que não faltam, pensa em uma arma, pensou? Pois é, ela está lá, a cada tiro ou finalização é uma chuva de sangue e decapitação para todo lado. Se você não gosta de muita violência é melhor nem olhar para a tela. Mas saiba que não é algo gratuito, afinal de contas você está lutando contra demônios, você precisa ir com tudo, e não importa a arma que você use, você irá sentir o impacto de cada uma.
Vale a Pena?
Se você gosta de um FPS frenético com muita ação, humor sarcástico e violência, vá sem medo e vá agora. Shadow Warrior é franquia que existe muito amor envolvido, e apesar de seu pequeno estúdio que hoje é bem grande por sinal, ele inovou em muitos aspectos que foram utilizados por grandes desenvolvedoras em seus títulos AAA e vale muita sua atenção e sua chance.
Para mais informações viste o site oficial do jogo.
Se quiser saber de mais noticias, clique aqui.