Lies of P está entre nós, trazendo uma abordagem souslike que em muito lembra Bloodborne e subverte a história do Pinóquio de uma maneira sombria. A ousada premissa parece ter agradado jogadores do mundo inteiro que lutam pelos portões, corredores e becos da cidade de Krat. Mas você sabia que esta não é a primeira releitura de Pinóquio em um tom mais obscuro? Confira a seguir cinco obras que foram pelo mesmo caminho:
As Aventuras de Pinóquio (1972)
Esta versão de Pinóquio trata-se de um anime exibido originalmente pela Fuji Television. Ele teve 52 episódios lançados e chegou ao Brasil com dublagem, sendo posteriormente transformado também em um filme que condensou a maior parte dos eventos do seriado. Uma vez que temos muitos episódios, as aventuras de Pinóquio são ampliadas com muitos momentos de descoberta, mas também de cobiça, ingenuidade, tristeza e dor. O anime possui um tom mais sério e sombrio que aparece nos personagens e nas consequências que Pinóquio enfrenta.
A.I. – Inteligência Artificial (2001)
A.I. – Inteligência Artificial é um filme que busca abordar a coexistência entre humanos e androides. Sua história gira em torno de David, um menino robô que foi adotado por um casal para suprir uma iminente perda de um filho. Quando a tragédia não se concretiza, David passa a questionar seu papel dentro da família e após uma série de incidentes é abandonado. Sua jornada, então, se torna tentar encontrar a “Fada Azul” e se transformar em um menino de verdade. Inteligência Artificial possui passagens realmente emocionantes que usam o amor de um filho por uma mãe como combustível.
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Embora não seja tão adorado pelos fãs da Marvel, Ultron é um vilão proeminente no segundo filme dos Vingadores e trouxe um certo grau de ameaça ao quase destruir o planeta. Sua criação toda é uma corruptela de Pinóquio, especialmente a versão da Disney (empresa que detém os direitos da Marvel). Ultron utiliza de maneira distorcida a música “I’ve Got no Strings” (do clássico da Disney), afirmando ser livre e que os Vingadores é que são marionetes. Além disso, ele possui um ressentimento e desprezo em relação ao seu criador, Tony Stark. Ultron é quase como um Pinóquio muito mais sombrio e assassino e que poderia ter quase destruído a realidade, considerando os eventos da série What If.
Pinóquio (2019)
Esta versão de Pinóquio surge em um filme dirigido por Matteo Garrone e Federico Ielapi. Aqui nos afastamos um pouco da visão concebida pela Disney e vemos os sacrifícios de Gepetto (Roberto Benigni, ator que no passado interpretou o próprio Pinóquio) e a entrega de Pinóquio aos prazeres da vida sem nenhuma responsabilidade. O filme possui uma atmosfera sombria e faz uso de máscaras protéticas ao invés do uso do CGI. É uma obra que se equilibra entre o público infantil e também o adulto, criando momentos que verdadeiramente fazem uma ode à fantasia.
Pinóquio (2022)
Nesta versão temos uma animação musical dirigida por Guillermo Del Toro (A Forma da Água e Círculo de Fogo) com um toque especialmente sombrio, uma vez que o filme se passa em uma Itália dominada pelo fascismo. O filme foi muito bem recebido e rendeu o Oscar de melhor animação a Del Toro.
Lies of P está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Vale lembrar que o game está disponível no Xbox Game Pass, serviço de assinatura de games da Microsoft. Leia a nossa review!
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e entre em nossos grupos: