Se você quer saber as diferenças entre o PS5 padrão e o PS5 Pro de maneira objetiva, você veio ao lugar certo. A atualização de hardware da PlayStation finalmente foi anunciada, gerando discussões calorosas na Internet. O PS5 Pro será lançado no dia 7 de Novembro e será vendido por U$700. O preço deixou os fãs do mundo inteiro furiosos.
Será que o upgrade compensa? É isso que vamos explorar nesse artigo que fala sobre as diferenças entre o PS5 e o PS5 Pro.
Tamanho:
O PS5 padrão tem as seguinte dimensões: 35,8 cm x 9,6 cm. Já o PS5 Pro tem: 35,8 cm x 10,4 cm, ou seja, a diferença no tamanho é bem pequena.
Leitor de disco e portas USB:
Por padrão, o PS5 Pro não virá com um leitor de disco. Ele terá que ser comprado separadamente em um momento posterior. Também temos uma leve diferença nas portas USB entre os dois consoles:
- PS5 (slim): 2 USB-C na frente | 2 USB-A atrás
- PS5 Pro: 2 USB-C na frente | 1 USB-C e 1 USB-A atrás
Processador:
Surpreendentemente, os dois aparelhos apresentam o mesmo processador: o AMD Zen 2 de 3,5 GHz. A diferença do Pro é que ele consegue atingir um GHz um pouquinho maior no modo de alta frequência.
GPU:
É na GPU que o PS5 Pro brilha. Ele apresenta 67% de unidades de computação a mais do que o modelo padrão. De acordo com Mark Cerny, esses números permitem que o console renderize os jogos 45% mais rápido do que o modelo mais básico. É claro que esse ganho vai variar de jogo a jogo.
Memória RAM:
A memória RAM é a “mesma” nos dois modelos: 16GB GDDR6. A diferença da memória no Pro é que ela é 28% mais rápida e isso ajuda no processo de renderização que citamos acima.
Armazenamento e Rede:
O maior ganho tangível do PS5 Pro é no armazenamento. O console conta com um SSD de 2TB de armazenamento, ou seja, nunca mais você vai precisar ficar deletando jogos. Além disso, ele tem suporte para a tecnologia Wi-Fi 7, permitindo maiores velocidades de download.
Tecnologias:
Não é só através de peças melhores que um console pode performar melhor que o seu modelo prévio. O PS5 Pro conta com uma tecnologia inédita, o PSSR, que usará IA para fazer upscalling dos jogos, gerando incrementos massivos na resolução. Além disso, o console contará com uma tecnologia de ray tracing aprimorada, promovendo uma iluminação melhor.
Além disso, teremos um recurso chamado de PS5 Pro Game Boost, onde mais de 8 mil títulos do PS4 irão rodar melhor graças a esse Game Boost. Se você ainda tem um backlog recheado de games da geração passada, a aquisição do Pro certamente se torna mais convidativa.
O PS5 Pro vai ser vendido no Brasil?
Até o momento da escrita dessa matéria, 12/09, não temos nenhuma confirmação de venda oficial do produto no Brasil. Dito isso, enxergamos 2 possibilidades:
- A PlayStation Brasil está finalizando os detalhes logísticos para anunciar a venda (pouco provável)
- Por se tratar de um produto premium, destinado a públicos com alto poder aquisitivo, trazer o console Day One para um mercado de terceiro mundo não é prioridade. Em suma, ele deve chegar no Brasil mas com atraso (essa, na minha opinião, é a mais provável)
Quanto o PS5 Pro vai custar no Brasil?
Por enquanto temos apenas ESTIMATIVAS. Caso os encargos fiscais fiquem em um nível similar aos do modelo padrão, podemos fazer uma regra de 3 para chegar em um valor aproximado. Essa conta indica um VALOR MÍNIMO de pelo menos R$6300.
Onde comprar o PS5 Pro no Brasil?
Por motivos de garantias e suporte, recomendamos fortemente que você espere e opte por comprar em varejistas conhecidas como Amazon, Mercado Livre e Kabum. Nossa empresa mãe, a Desconto em Games, possui uma série de grupos que irão enviar uma notificação em tempo real de quando a pré-venda abrir e, o melhor de tudo, buscando sempre preços competitivos.
O que você achou das diferenças do PS5 e do PS5 Pro? Conta pra gente nos comentários