Estamos a um mês do lançamento de Alan Wake 2, novo jogo da Remedy Entertainment que irá continuar a história do primeiro Alan Wake, que foi lançado há 13 anos atrás.
Os fãs já estão ficando entusiasmados com o novo jogo, que além de apresentar visuais absurdos, ele adotará mais o estilo do Survival Horror, algo que foi destaque em jogos como Resident Evil 2 Remake e Resident Evil 4 Remake.
Mas, para novos jogadores, pode ser um pouco complicado entender a história de Alan Wake 2, já que será uma sequência direta do lançamento original.
Desta forma, decidimos relembrar a história do primeiro jogo, para quem não se lembra e não pretende jogar novamente, ou então para os novos jogadores que irão chegar pela primeira vez à franquia.
AVISO: O texto contém spoilers de Alan Wake (2010)
A origem do universo de Alan Wake
Em 1970 um poeta conhecido chamado Thomas Zane escreveu sobre criaturas e o Lago do Caldeirão com a ajuda de sua esposa, Barbara Jagger, que foi sua inspiração e musa.
Em uma certa manhã, Barbara foi nadar no lago e se afogou em circunstâncias misteriosas. Após sua morte, seu assistente, Emil Hartman, convenceu Thomas Zane a escrevê-la de volta à vida utiliznado o poder sobrenatural do lago de transformar a ficção em realidade.
Thomas teve sucesso, porém a presença sombria acabou possuindo o corpo de Barbara. Após Thomas Zane perceber que não era a verdadeira Barbara que estava com ele, ele cortou o coração dela, e encontrou apenas escuridão em seu interior.
Para ter certeza de que tudo o que causou os eventos fosse destruído, ele escreveu a si mesmo, a ilha e tudo o que estava envola. Possivelmente causando a erupção do vulcão do Lago do Caldeirão daquele ano.
Como contigência, ele acabou escrevendo que um de seus pertences permaneceria no mundo real, e escreveu um personagem chamado Alan Wake, que um dia viria ao Lago e derrotaria a Presença Sombria.
A história do primeiro Alan Wake
Alan Wake e sua esposa decidem tirar umas férias, entretanto, antes de ir para Bright Falls, Alan tem uma visão de si mesmo lutando contra sombras caídas. Enquanto uma figura misteriosa lhe ensina que a luz derrotará a escuridão.
Após chegarem em Bright Falls, eles iriam se encontrar com Carl Stucky em uma lanchonete para pegar as chaves e localização da cabana em que ficariam. Entretanto, Carl não estava disponível, então uma velha mulher não identificada (Barbara Jagger) deu-lhes as chaves da cabana. Sem perceber, naquele momento, eles estavam possuídos com a presença sombria.
Apenas na cabana do casal que sua esposa Alice revelou o real motivo por trás das férias. Ela comprou uma máquina de escrever para que ele pudesse usar do local de férias como um escape, para concluir sua série de romance.
Como Alan Wake estava farto de escrever, ele acaba saindo de sua cabine para tomar um ar fresco. Até ele escutar sua esposa gritando seu nome. Quando ele volta para a cabana, ele vê sua esposa sendo arrastada para o lago por uma sombra misteriosa, e acaba mergulhando para tentar salvá-la.
Após mergulhar, Alan se vê dentro da Presença Sombria, uma realidade alternativa onde obras de arte podem ser escritas na existência. E, agora, ele entende que deve escrever seu último romance.
Alan fica preso durante uma semana, até Thomas Zane o ajudar a escapar do Lugar Obscuro. Ao conseguir voltar para o nosso universo, Alan começa a fugir da presença, e acaba batendo o carro na beira de um penhasco e acorda sem se lembrar do que aconteceu.
A presença sombria é importante para a história
Os fenômenos que ocorreram após a morte de sua esposa Alice são obra da Presença Sombria. A Presença Sombria é um poder dentro do Lago Caldeirão que pode possuir pessoas e transformar a ficção em realidade. Curiosamente, essa presença sombria se torna mais forte ao se agarrar ao trabalho de um artista.
Então, durante a semana em que Alan não se lembra, ele foi encantado a escrever um manuscrito que salvaria sua esposa. Entretanto, Alan percebeu que a Presença o estava manipulando, e inteligentemente se escreveu neste manuscrito.
Alan então segue esse manuscrito para se lembrar do que precisa fazer para recuperar sua esposa. Lutando contra criaturas enviadas pela Presença Sombria e encontrando páginas de manuscritos que discutem os eventos futuros.
Por fim, o escritor acaba trocando de lugar com sua esposa, que estava presa no Lugar Obscuro, fazendo com que ela retorne ao mundo real.
O Pesadelo Americano de Alan Wake
A expansão de Alan Wake, chamada de “American Nightmare”, também é importante para a história de Alan Wake.
A expansão mostra Alan continuando a escrever o seu livro enquanto estava no Lugar Obscuro. E, como isso age sobre a realidade, eventualmente liberando o “doppelganger” de Alan, Mr. Scratch.
Mr. Scrach personificou um Alan ficcionalizado, e ganha vida no mundo real buscando tomar conta da vida de Alan. Tentando detê-lo, Alan Wake usa o conceito de um de seus antigos episódios de Night Springs para se escrever de volta à realidade na cidade de Night Springs.
Então, ele acaba atualizando o manuscrito que havia escrito para derrotar Mr. Scratch, usando do poder do Lugar Obscuro para fazer cenas da cidade coincidirem com as de seu livro, catalisando mudanças na realidade.
Durante essa jornada, Alan acaba caindo em uma armadilha criada por Mr. Scratch. Essa armadilha acabou colocando Alan em um loop temporal para impedi-lo de derrotar o antagonista. Por fim, Alan Wake supostamente foi capaz de destruir Mr. Scratch, e se reunir novamente com Alice, sua esposa.
Control tem alguma conexão com a franquia Alan Wake?
Apesar de Alan ter supostamente derrotado Mr. Scratch durante a expansão American Nightmare, ele permaneceu preso no Lugar Obscuro, e Mr. Scratch ainda fazia aparições na realidade.
Alex Casey, um agente do FBI que possuí o mesmo nome do principal personagem dos livros de Alan, investigou o desaparecimento de Alan Wake, mas aparentemente foi morto por Mr. Scratch. Scratch também continuou perseguindo a esposa de Alan, aparecendo com frequência em seu apartamento, até evidências sobre Scratch ter sido capturadas por ela.
Depois de dez anos preso no Lugar Obscuro, Alan Wake desenvolveu uma história sobre uma organização governamental secreta. O Federal Bureau of Control, que investigou fenômenos sobrenaturais ou “paranaturais” em todo o mundo.
Alan colocou a sede da FBC em um arranha-céu paranatural conhecido como a “Casa Mais Antiga”, em sua cidade natal, Nova Iorque.
A história de Control
Nessa história, Jesse Faden seria a heroína de Alan Wake, se tornando a nova diretora da FBC através de uma “crise”. Essa crise era uma força alienígena chamada Hiss, que invadiria a Casa Mais Velha e lavaria Jesse a se tornar diretora.
Atualizando a história através de conexões com a antiga realidade de Alan, ele escreveu para Emil Hartman pular no Lago Caldeirão e ser levado pela Presença Sombria, o que levaria o FBC a aprisioná-lo na Casa Mais Velha.
Alan também fez com que Alice fosse até o FBC, para ser entrevistada sobre as aparições de Mr. Scratch. Isso fez com que Hartman sentisse Alice, e enlouquecesse, atacando os agentes do FBC. O FBC então acabou sendo forçado a fechar o setor de investigações, onde Hartman era mantido.
Após Hiss invadir a Casa Mais Antiga, ele se misturou com a Presença Sombria em Hartman e se transformou em uma forma monstruosa, que é morta por Jesse Faden.
Finalizando a história de Control, um funcionário da FBC chamado Frederick Langston notifica Jesse que um relatório do Evento Mundial Alterado havia sido recebido de Bright Falls. Embora ele fosse de vários anos no futuro.
Alan Wake 2 é indispensável para quem jogou o primeiro jogo
Em Alan Wake 2 iremos de início controlar uma talentosa agente do FBI chamada Saga Anderson, que é conhecida por resolver casos impossíveis. Ela acaba chegando até Bright Falls para investigar uma série de assassinatos.
Entretanto, o seu caso irá virar um pesadelo quando ela descobre páginas de uma história de terror que começa a se tornar realidade ao seu redor.
Essas páginas foram escritas por Alan Wake, preso no Lugar Obscuro há 13 anos. Ele está escrevendo uma história sombria na tentativa de moldar a realidade à sua volta e escapar de sua prisão.
Dois personagens, duas histórias e um grande mistério
Alan Wake 2 irá permitir que o jogador viva as histórias de Alan Wake e Saga Anderson, vendo as situações se desenrolarem de diferentes perspectivas. Provavelmente algo parecido com o que acontece nas rotas de Resident Evil 2 e na DLC Separate Ways de Resident Evil 4.
Você irá conhecer em detalhes dois mundos que apesar de terem seu charme, são completamente aterrorizantes, contendo personagens próprios e ameaças mortais.
Quando e para quais plataformas chega Alan Wake 2?
O novo jogo de Survival Horror da Remedy Entertainment, Alan Wake 2, irá lançar em 27 de outubro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.
Além disso, os usuários que adquirirem o jogo no PC através da Epic Games Store irão receber 5% de cashback para utilizar em compras futuras na plataforma.