Quando Asleep foi anunciado pela primeira vez, fiquei completamente deslumbrado com sua proposta única e leves toques de clássicos do survival horror. Embora o trailer tenha deixado “pontas soltas”, o game foi me surpreendendo cada vez mais a cada atualização da equipe do estúdio Black Hole Games. Ao me envolver profundamente no projeto, tive a chance de contribuir para o financiamento coletivo através site Catarse, ajudando a atingir sua meta com sucesso.
Hoje você irá conhecer Asleep, o jogo de terror brasileiro que irá revolucionar o gênero com uma abordagem imersiva e repleta de mistérios envolventes!
Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela Nuuvem!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um pesadelo sem fim
Asleep é um jogo de terror psicológico 2D com elementos point-and-click ambientado no Nordeste dos anos 90. Na campanha controlamos Ana Lúcia, uma garota que sofre com pesadelos sombrios durante a noite. Ao acordar em um local misterioso, a jovem não se lembra de seu passado e nem das pessoas que viviam ao seu redor. Em busca de respostas e lutando pela sua sobrevivência, os jogadores deverão seguir a garotinha que acaba se perdendo em uma escola infestada de monstros impiedosos.
Para oferecer uma experiência profunda, os jogadores poderão coletar itens especiais para complementar a narrativa e revelar trechos sobre o passado conturbado da garota. Desta forma, é possível obter um final diferente, onde presenciaremos novas cutscenes caso todos os itens especiais tenham sido coletados.
O jogo também oferece trechos com puzzles, onde os jogadores terão a oportunidade de explorar novas áreas para abrir portas ou até mesmo coletar recursos para manter a sanidade de Ana Lúcia em ambientes escuros. Com grandes referências no mercado de games, Asleep utiliza uma mecânica similar de sanidade como a que está presente na coletânea Amnesia. Além disso, podemos notar pequenas referências e easter eggs espalhados pela cidade do game.
Uma barra de HP (pontos de vida) também está presente, garantindo um sistema de sobrevivência para Ana Lúcia em meio a tantos perigos que estão atormentando a escola. Fique atento para coletar recursos para sobreviver!
Um dos pontos que mais me surpreenderam é a localização do idioma em português do Brasil, onde presenciamos diversos personagens com um sotaque regional muito bem posicionado.
Embora o jogo ofereça 3 Atos, somente o Ato 1 está disponível durante o lançamento. Os demais capítulos serão divulgados pela equipe em breve.
Gráficos e visuais
Tudo se encaixa com muita harmonia em Asleep! O jogo oferece gráficos em 2D que remetem a nostalgia de clássicos como Resident Evil e Silent Hill na época de ouro do PlayStation 1. Além disso, podemos notar estas referências no mapa, onde presenciamos inimigos rastejantes similares aos Lickers de Resident Evil e a neblina que ofusca a cidade de Silent Hill.
Os visuais de Asleep também impressionam, especialmente as cutscenes que foram desenhadas à mão, dando um toque ainda mais profissional e artístico ao jogo. Para quem procura jogos clássicos com gráficos deslumbrantes e efeitos visuais únicos, Asleep é um prato cheio, estabelecendo uma tendência em um mercado onde “gráficos são tudo”. Asleep é uma carta de amor para os fãs do gênero terror e uma experiência única que pode se tornar uma tendência em meio a tantos lançamentos que marcaram a indústria.
Trilha Sonora e efeitos sonoros
Tive a oportunidade de jogar Asleep com um headset e a experiência se tornou ainda mais imersiva graças a trilha sonora que se encaixa perfeitamente em momentos de pura tensão. Como se não bastasse o acerto nas músicas presentes no game, seus efeitos sonoros também tornam a gameplay ainda mais tensa ao escutar o barulho dos inimigos. Em diversos momentos os jogadores escutarão apenas o barulho dos passos de Ana Lúcia, em outros momentos presenciaremos gritos agonizantes de criaturas que rondam o local.
A seleção da trilha sonora e a aplicação de efeitos sonoros em momentos de tensão apenas enriqueceram essa experiência. Lembre-se de apagar as luzes, fechar a porta do quarto, colocar o headset e se preparar para mergulhar na escuridão!
A equipe de sonoplastia e efeitos visuais merecem uma salva de palmas pelo trabalho impecável no game!
O maior problema de Asleep
Apesar de ter me divertido muito com Asleep (um jogo quase perfeito), enfrentei alguns problemas técnicos com a movimentação da personagem. Em uma parte específica da campanha, Ana Lúcia começou a se mover para trás por conta própria, o que acabou resultando em minha morte já que os inimigos começaram a atacar incessantemente. Os testes também foram realizados com um controle, mas infelizmente tive que reiniciar o jogo para evitar que este problema persistisse.
Outro problema que encontrei é na interação de alguns objetos, onde Ana Lúcia acaba ficando “travada”. Este problema também persistiu ao utilizar um controle conectado, pulando diálogos automaticamente e cliques incessantes por todo o mapa.
A equipe já está ciente destes bugs e está trabalhando em uma atualização que será lançada em breve!
Review de Asleep – Vale a Pena?
Asleep é uma carta de amor para os fãs que buscam uma experiência de terror psicológico em 2D com elementos de puzzle e sobrevivência. Mesmo com pequenos problemas técnicos e apenas o lançamento do Ato 1, o jogo se mostrou promissor com uma narrativa impactante e que pretende chocar o público com a chegada de novos capítulos. Esta experiência foi desenvolvida pelos brasileiros do estúdio Black Hole Games, provando mais uma vez que o Brasil é capaz de produzir grandes jogos de terror como Fobia: St. Dinfna Hotel!
O game também está sendo vendido por um preço acessível e surpreendente, o que torna tudo ainda mais gostoso. Com puzzles criativos e sem grandes complexidades, Asleep é uma excelente oportunidade para os jogadores que nunca tiveram contato com o gênero ou até mesmo para jogadores já familiarizados com estas mecânicas.
Não restam dúvidas, Asleep é um dos melhores jogos de terror de 2024, explorando um local único com uma narrativa competente e cheia de mistérios!
Asleep é uma carta de amor para os fãs do gênero survival horror, criando uma tendência para o mercado e se tornando um dos jogos de terror mais impactantes de 2024!
- História
- Gráficos
- Trilha sonora e efeitos sonoros
- Desempenho