A franquia Ghostbusters foi lançada originalmente em 1984 e carregou a essência durante anos oferecendo diversos filmes e jogos com um humor inteligente. Apesar desta evolução, os jogos cooperativos se tornaram cada vez mais populares no mercado e fizeram com que mais jogadores se unissem em prol da vitória. Ghostbusters: Spirits Unleashed não é diferente! Embora o jogo seja extremamente divertido, a desenvolvedora IllFonic precisa se atentar com alguns pontos importantes para que o jogo se torne um sucesso absoluto. Vale ressaltar que esta é uma análise de acesso antecipado e muitas alterações poderão ocorrer até o seu lançamento oficial.
PS: A análise foi realizada em um PlayStation 5 através de uma cópia cedida pela IllFonic.
O que é Ghostbusters: Spirits Unleashed
Os títulos da IllFonic se tornaram populares graças aos modos multijogador/cooperativo que oferecem inúmeras possibilidades de gameplay a cada jogatina. Em Ghostbusters vivemos na pele de até quatro caçadores de fantasmas ou em um fantasma que recebe a missão de assombras os visitantes do local. Mas não se assuste! As regras para vencer são simples mas podem ser desafiadoras caso encontre um jogador experiente.
Caçadores de fantasma
- Os caçadores de fantasma recebem a missão de destruir 3 fendas que estarão espalhadas pelo mapa, enquanto protegem os civis que estão assustados com os ataques dos fantasmas. Será necessário aprisionar o fantasma utilizando armadilhas que podem ser aplicadas pelos jogadores.
Fantasmas
- Os fantasmas recebem a missão de aterrorizar os civis e destruir todo o cenário antes de serem capturados. Além disso, será necessário atacar os caçadores e proteger as fendas.
Caso os jogadores destruam as 3 fendas, será necessário “acorrentar” o fantasma antes que o tempo acabe para não ser derrotado. Enquanto isso, os fantasmas poderão vagar livremente ou esconder-se em objetos que poderão ser possuídos. Utilize todas as suas ferramentas de caça sobrenatural e encontre o Fantasma à todo custo!
Com uma temática simples, o jogo diverte até mesmo aqueles que buscam partidas rápidas com os amigos.
Seu arsenal é essencial
Como todo jogo competitivo, seu arsenal e de seus companheiros é essencial para o sucesso! Ao derrotar Fantasmas, coletar fungos espalhados pelo mapa e destruir fendas, os jogadores receberão pontos de experiência que poderão ser trocados por itens de melhoria nas bancadas de upgrade. Embora não tenha notado diferenças significativas, o arsenal correto e combinado com o de outros jogadores poderão ser a chave para garantir a vitória contra os espíritos rebeldes.
O Cooperativo de Ghostbusters: Spirits Unleashed
Embora o modo cooperativo seja o grande destaque do game, a IllFonic deverá se atentar em manter o jogo sempre atualizado para que não ocorram problemas similares de Friday the 13th. Como recebi o jogo em acesso antecipado, tive dificuldade em encontrar partidas durante a semana de testes. É claro que esta regra não se aplica já que o jogo será lançado em breve e mais jogadores terão acesso ao novo título 4×1. Tive a oportunidade de jogar com um amigo e essa experiência se tornou ainda mais divertida com uma equipe formada, rendendo horas de risadas e diversão. Entretanto, devo pontuar que o jogo disponibiliza partidas com Bots e a Inteligência Artificial acabou deixando a desejar com um Fantasma fraco e caçadores “não tão inteligentes”.
O jogo conta com um sistema de Crossplay, permitindo que os jogadores de outras plataformas conectem em uma única sessão. É um baita avanço para a comunidade!
Gráficos
É indiscutível que os gráficos de Ghostbusters: Spirits Unleashed são lindos, principalmente por se tratar de um jogo focado em uma experiência online. Visualmente, os disparos das armas receberam um belo retoque com cores vivas. Além disso, podemos observar objetos de cenário muito bem feitos e com um toque realista. Podemos destacar também o level design extremamente viciante e que não cansa o jogador independente de quantas vezes ele iniciar as partidas online.
Trilha Sonora
Com um toque fantasmagórico, a trilha sonora se destaca com músicas incríveis e memoráveis durante toda a gameplay. Podemos destacar os efeitos sonoros dos personagens e objetos de cenário que causam o famoso “barulho de colisão”. Apesar de cômico, as vozes dos NPC’s podem render altas risadas com os amigos e isso tudo torna a experiência ainda mais leve e agradável para todos!
O jogo sofre com graves problemas
Apesar de testar Ghostbusters: Spirits Unleashed na semana de acesso antecipado, pude notar problemas de sincronia labial, legendas que não foram traduzidas para o Português do Brasil e a falta de áudio nos diálogos dos personagens. Estes problemas podem ser facilmente corrigidos pela desenvolvedora mas acabaram se tornando frustrantes por não proporcionarem a imersão com a fala dos NPC’s.
Como mencionei anteriormente, as partidas com BOT não são divertidas já que os NPC’s não são inteligentes e podem atrapalhar durante a caça de um Fantasma. Enquanto isso, na perspectiva do Fantasma, o jogador poderá escapar facilmente por conta da “trapalhada” dos caçadores. Eu entendo perfeitamente que o jogo foi desenvolvido para jogar de forma cooperativa mas não são todas as pessoas que possuem acesso a conexão, tendo em vista a realidade brasileira.
Realizei outros testes e pude notar que o jogo só disponibiliza os acessórios e desbloqueios de nível caso o jogador esteja jogando Online. Caso a conexão esteja desabilitada, os jogadores poderão experimentar apenas uma parte do game, sem novas opções de customização ou desbloqueios.
Vale a pena jogar Ghostbusters: Spirits Unleashed MAS ESPERE!
Mesmo com o passado assombroso da IllFonic e todos os problemas recorrentes do icônico Friday the 13th, Ghostbusters: Spirits Unleashed parece acertar em cheio quando o assunto é diversão e competitividade. Embora a análise tenha sido realizada através de um código de acesso antecipado, é de extrema importância que a desenvolvedora mantenha o jogo atualizado para atrair ainda mais jogadores para o modo online. Mesmo podendo jogar com BOTS, o jogo se torna ainda mais divertido quando jogado com os amigos do dia-a-dia. Vale ressaltar que o jogo pode ser facilmente corrigido com breves atualizações que poderão chegar ainda no dia do lançamento. Além disso, o jogo consegue se destacar com um arsenal divertido e equipamentos que podem ser combinados com outros jogadores. Sim, eu recomendo muito jogar Ghostbusters, porém, recomendo aguardar uma futura promoção ou seu lançamento oficial para ter uma noção sobre os servidores do game e a disponibilidade de partidas.
1 comentário
Pingback: Assinatura da Netflix com anúncios ganha data de estreia - Desconto em Games