Você já leu sobre Neon White aqui no site. Em virtude disso, estamos reaproveitando nosso review, visto que o conteúdo é exatamente o mesmo e adicionando um parágrafo sobre as particularidades do jogo no PlayStation 5. Caso essa seja a sua primeira leitura sobre o game aqui na DG, espero que você se deleite com o texto!
O que é Neon White
Neon White é um jogo de ação em primeira pessoa que testará todos os seus limites com fases de alta velocidade em um curto período de tempo. No game controlamos um assassino que é enviado ao Inferno para competir com outros demônios que irão cruzar o seu caminho a todo custo! Lute por sua sobrevivência e derrote todos os inimigos para ter uma chance de ser enviado para o Paraíso. Conforme avançamos, conhecemos NPC’s que contam um pouco mais sobre sua vida enquanto estavam vivos, seguindo este padrão durante a maior parte do game. É claro que as cartas coletadas durante as missões serão nossas aliadas para combater inimigos poderosos e ajudar a alcançar áreas que não seríamos capazes apenas pulando. Apesar de uma história simples, o game revela alguns acontecimentos em vida do personagem, despertando ainda mais a curiosidade do jogador para conhecer aquele NPC aleatório.
Correr para viver
O grande destaque de Neon White vai para suas missões rápidas através de corridas no estilo Speedrun. Cada fase possui um cronômetro que irá indicar quanto tempo levamos para concluir a missão, podendo afetar no ganho final de medalhas. Procure sempre analisar as missões e encontrar atalhos para reduzir significativamente nosso tempo final e garantir a medalha de Platina.
Cartas de Almas
As Cartas de Almas podem ser encontradas pelo mapa ou após derrotar um inimigo próximo ao protagonista. Vale ressaltar que nem todas as cartas serão úteis até o final da missão, portanto, descartá-las pode ser uma opção válida! Felizmente, todas as cartas são úteis para momentos específicos do game. Talvez este sistema de cartas implementado as mecânicas de movimentação e combate sejam o maior diferencial de Neon White comparado a outros jogos do gênero! Correr para finalizar uma missão nunca foi tão divertido como está sendo ao jogar esta obra de arte.
Mecânicas de progressão
Quando completamos uma missão, recebemos pontos de upgrade para trocar por Tickets que serão capazes de levar para níveis altos e chegar mais perto do Paraíso. Não pense que será fácil! Alguns níveis exigem notas perfeitas para alcançar a pontuação correta para prosseguir aos próximos níveis.
Por se tratar de uma pontuação obrigatória para progredir na história, é necessário que você repita a mesma missão diversas vezes para ganhar ainda mais pontos e reduzir seu nível. Ao contrário de jogos de RPG, quanto maior nossa experiência, menor nosso nível para chegar mais rápido ao objetivo. Parece confuso, não é? Mas este sistema faz total sentido quando começamos a avançar e receber os tickets de saída do local.
Chefes
Conforme avançamos, nos deparamos com diversos Chefes em determinadas missões! Nosso principal objetivo é derrotá-los, destruindo seus cristais e atirando em seu corpo causando o maior dano possível. Diferente de outros mapas, derrotamos diversos inimigos enquanto realizamos manobras de Parkour buscando sempre o menor tempo possível! Pode ficar tranquilo(a) que a imagem abaixo se trata do primeiro chefe encontrado no Capítulo 4.
Lobby
Dentro do Lobby, podemos realizar diversas atividades e conhecer um pouco mais sobre cada NPC apresentado na história ou encaixado em algum diálogo que está presente no game. Fique atento a cada diálogo para descobrir situações do passado que não são contadas diretamente para o jogador.
Por se tratar de um jogo totalmente em Português, foi extremamente fácil de compreender a mensagem que cada personagem gostaria de transmitir. Mas e o que isso tem a ver com o Lobby? Calma, deixa eu te explicar!
Todos os acontecimentos se passam no Lobby e podem ser revisitados pelo jogador a qualquer momento e em qualquer circunstância. Vale ressaltar que a cada capítulo que passa, novos personagens serão apresentados.
Diálogos infinitos de Neon White
Caso você seja um jogador impaciente, recomendo passar longe do game já que a maior parte do tempo estamos dialogando com algum personagem encontrado no Inferno. Quero deixar claro que isso não me incomodou nem um pouco, mas que pode afetar outros jogadores que querem se divertir apenas explorando novas áreas e estipulando novos recordes. Recomendo dar uma oportunidade para a história e para conhecer ainda mais cada personagem apresentado, além de descobrir um pouco mais sobre seu passado conturbado.
Neon White é diferente de tudo aquilo que você já jogou
É difícil mencionar títulos que inovaram como Neon White… Confesso que até o momento nunca encontrei algo parecido ou que fizesse me divertir tanto como nesse jogo. Talvez a grande variedade de cartas e movimentos que aprendemos durante as missões possam se tornar o grande diferencial, principalmente em jogos de carta.
Gameplay satisfatória
O jogo possui uma movimentação fluída do começo ao fim e torna ainda mais atraente conforme avançamos e descobrimos novas habilidades. Tudo funciona perfeitamente bem em Neon White, além da excelente otimização do jogo no PC, batendo picos de 80 a 100 FPS até nos momentos que renderizam mais cenários.
Gráficos
Os gráficos de Neon White não são surpreendentes e nem de nova geração mas são completamente satisfatórios e desempenham bem sua função no game. Por se tratar de um jogo extremamente rápido, raramente você irá analisar o ambiente, procurando novos cenários ou locais escondidos. Vale ressaltar que o level design presente no game é incrível e poderá surpreender a cada Ticket que recebemos para avançar ao Portão do Paraíso!
Experiência de jogar no PS5
Jogar Neon White no PlayStation 5 é uma experiência ótima. Os loadings quase não existem, não tive nenhum problema de desempenho e a jogabilidade casou muito bem com a utilização de um controle. Contudo, confesso que fiquei um tanto decepcionado com o não uso do DualSense.
Por ser um jogo frenético, implementar uma boa experiência sensorial teria sido um diferencial e tanto para a versão de PS5, entretanto, isso não foi feito, entregando uma jornada bem similar ao que tivemos no PC.
Vale MUITO a pena jogar Neon White!
Neon White está longe de ser um jogo perfeito mas cumpre muito bem com sua função principal! O que me deixa ainda mais empolgado é que diversos speedrunners farão runs insanas que serão publicadas no YouTube, gerando uma grande competitividade. Não restam dúvidas que Neon White é um jogo obrigatório, principalmente para os jogadores que procuram um alto nível de dificuldade. Se você for um speedrunner, as chances de se divertir são ainda maiores. Vale ressaltar que o jogo pode ser adquirido na Steam por um excelente valor, tornando o jogo ainda mais atraente! Com uma gameplay fluída e um level design bacana, este é um jogo ideal para todos!
PS: Este review foi feito com um código de PS5 cedido pela publisher Annapurna Interactive.
1 comentário
Pingback: Chefe da PS Indies vira colecionável no PlayStation Stars - República DG | O seu lugar favorito na Internet