Como já é tradição, fim de ano é hora de fazer aquela retrospectiva. Pensando nisso, montei uma lista dos 8 games que mais gostei de jogar ao longo de 2024, seja no Xbox Series S ou no PS5.
Sou um gamer que raramente compra lançamentos. Minha preferência é esperar uma boa promoção para adquirir jogos. Sendo assim, a lista conta, em sua maioria, com títulos lançados em anos anteriores.
8 jogos que me marcaram em 2024
8 – Silent Hill 2 remake
Não tinha jogado nenhum Silent Hill até hoje. Assim, o remake do segundo jogo é meu primeiro contato com a franquia. Achei excepcional, muito parecido com a gameplay de Resident Evil 4 remake. Como estou jogando há pouco tempo ficou em último lugar no ranking. Por desconhecer a obra original, a sensação é como se eu estivesse jogando uma nova IP e não um remake. Estou intrigado para saber a relação dos personagens humanos com o protagonista James Sunderland e se os monstros são reais ou delírios de sua mente.
7 – Indiana Jones e o Grande Círculo
Outro título que não ficou entre os primeiros do ranking porquê comecei a jogar recentemente. De todos os jogos que a Microsoft lançou desde as aquisições da Bethesda e da Activision, Indiana Jones e o Grande Círculo era o que estava mais ansioso. E encontrei algo totalmente diferente do que esperava. Ao invés de ação e troca de tiros frenética, como Uncharted, e, em menor escala, Tomb Raider, o que vi foi uma gameplay focada em exploração e furtividade, que me lembra Hitman e Thief. A proposta do game explica a escolha pela câmera em primeira pessoa, tão criticada quando foi revelada. Estou adorando e querendo assistir os filmes de Indiana Jones para entender melhor as histórias do personagem.
6 – RoboCop: Rogue City
Jogo que, na minha opinião, merecia mais destaque do que teve. Não assisti os filmes de RoboCop até hoje, mas comprei o game porquê gosto do estilo. A recriação de uma Detroit dos anos 80 futurista é muito boa, assim como a interação entre o robô policial e os demais companheiros da corporação. Achei apenas que a gameplay com a arma do RoboCop poderia ser melhor trabalhada. Em alguns momentos os movimentos um pouco travados do personagem dificultaram a jogatina. Mesmo assim foi um dos títulos que mais gostei de jogar no Xbox em 2024 e torço para que tenha uma sequência com gameplay aprimorada. Prato cheio para gamers de 30 a 40 anos, como eu.
5 – Call of Duty: Black Ops
Sempre fui fã de jogos de tiro, mas nunca tinha jogado pra valer a franquia Call of Duty até 2022. E o anúncio de Call of Duty: Black Ops 6 me despertou interesse em jogar a série Black Ops. Através da retrocompatibilidade do Xbox tive a chance de experimentar Call of Duty: Black Ops, lançado em 2010. Para um game de 14 anos atrás achei a experiência excelente, tanto em jogabilidade quanto em gráficos. Gostei das diferentes formas de confronto que você tem durante as missões. O jogo não fica repetitivo. A maior dificuldade foi compreender a história, já que não há legendas em português disponíveis.
4 – Red Dead Redemption
Joguei Red Dead Redemption pela primeira vez no Xbox 360 e a experiência já havia sido maravilhosa. Agora, minha maior motivação para rejogá-lo no PS5 foi o port contar com legendas em português. Esse fator fez com que acompanhar a história de vida de John Marston ficasse ainda mais interessante e justificou gastar dinheiro com um game lançado em 2010. Jogando 14 anos após o lançamento nota-se que a gameplay e os gráficos não mudaram praticamente nada e, se a Rockstar quiser, um remaster (de verdade) ou, melhor ainda, remake seriam bem-vindos.
3 – God of War Ragnarok
Gostei da continuação da história nórdica de Kratos e Atreus. Mais do que God of War 2018. O game tem mais locais pra explorar, novas habilidades, amigos e inimigos. A história é bem interessante e cativante. Fiquei curioso para saber o destino dos protagonistas. O que me desagradou foram trechos com Atreus (muito parados) e o final do jogo. Achei o Ragnarok e as batalhas finais desenvolvidos de forma muito acelerada.
2 – Red Dead Redemption 2
Raramente compro o mesmo jogo em duas plataformas diferentes, mas, após ter zerado pela primeira vez no Xbox, rejoguei Red Dead Redemption 2 em 2024 no PS5. E a experiência eu diria que foi até melhor do que a primeira vez, mesmo já sabendo o que acontece na história. Foi possível observar com ainda mais atenção a riqueza de detalhes do cenário e da narrativa. E é impossível não se emocionar novamente com o destino de Arthur Morgan, cena que entrou para a galeria dos clássicos dos videogames. Sou um gamer que em 95% dos casos só concluo a história principal, mas na segunda vez jogando Red Dead Redemption 2 fiz quase todas as missões secundárias e aproveitei o jogo o máximo possível, tanto que foi meu Top 1 em horas jogadas no Playstation 5 ao longo desse ano.
1 – The Sinking City
Sou grande fã de jogos de investigação, principalmente L.A. Noire, e havia adquirido The Sinking City há um tempo atrás em uma promoção do Xbox sem grandes expectativas, depois de ter visto em algumas reviews que o jogo era sobre um detetive, cuja investigação ocorre em uma cidade com elementos sobrenaturais. É baseado na obra de H.P. Lovecraft, escritor de ficção científica e terror. Em 2024 resolvi baixar The Sinking City que se tornou, para minha própria surpresa, o game favorito do ano.
Estive completamente envolvido com os mistérios da cidade de Oakmont e as alucinações do protagonista Charles Reed. Foi um dos jogos que mais fiquei ansioso para terminar até hoje. Achei apenas um pouco decepcionante a forma como a história principal termina após horas e horas de investigação. Tornou-se meu campeão em horas jogadas no Xbox. Por ter gostado tanto de The Sinking City comecei a jogar nos últimos dias outro jogo baseado em obras de H.P. Lovecraft: Call of Cthulhu.
E você? Quais foram os jogos que te marcaram em 2024? Conta pra gente nos comentários.