Com a chegada do novo ano, as expectativas em torno da divisão Xbox aumentaram. Agora, possuindo diversos estúdios internos e um serviço robusto, eles lançaram recentemente Starfield, considerado o maior jogo da plataforma nesta geração até o momento. Contudo, a pergunta que fica é: O que vem a seguir?
Xbox Developer_Direct
Ainda em janeiro, ocorreu o Developer Direct, um evento dedicado a apresentar jogos com previsão de lançamento para este ano e destacar suas respectivas evoluções no desenvolvimento.
Hellblade 2 ganhou uma data de lançamento, com grande foco na narrativa, ele será lançado no dia 21 de Maio, sendo o primeiro first party do ano. Visions of Mana, o novo jogo da Square Enix, foi apresentado como um JRPG com um mundo deslumbrante, com previsão de lançamento para o verão americano. Além disso, Ara: History Untold e Avowed ganharam trailers, revelando um pouco de suas jogabilidades e mecânicas de combate, ambos com janelas de lançamento previstas para o outono americano (final do ano).
De forma até surpreendente, Indiana Jones e o Grande Círculo recebeu um trailer robusto, revelando seus gráficos, título e jogabilidade. O jogo da Machine Games está programado para ser lançado ainda em 2024, prometendo ser o grande exclusivo AAA da plataforma neste ano.
Actisivion | Blizzard | King
Após uma longa saga envolvendo uma batalha contra órgãos reguladores ao redor do mundo, a aquisição do conglomerado Activision | Blizzard | King pela Microsoft foi concluída no final de 2023.
Phil Spencer veio a público e revelou que os trabalhos para a integração dos jogos ao ecossistema da Microsoft já foram iniciados. Espera-se que os resultados dessa aquisição comecem a surgir em breve, com títulos famosos pertencentes à ABK, como Call of Duty e Diablo ingressando no serviço Game Pass.
Ontem, noticiamos a onda de demissões na divisão de games da Microsoft, o que acende um sinal de alerta sobre os rumos que a empresa irá tomar em relação às suas novas aquisições. Segundo o portal Eurogamer, a Blizzard estava desenvolvendo um jogo chamado Odyssey, que foi cancelado devido a problemas de desenvolvimento. Isso leva a crer que a Microsoft pode estar buscando focar na continuidade de jogos live service já em vigor, como Overwatch 2, e nas sequências de franquias já consagradas.
Xbox Showcase 2024
Como de costume, no meio do ano, a Microsoft deverá realizar seu evento anual durante o antigo período da tradicional feira de games, a E3. Nesse evento, a empresa costuma apresentar seus novos projetos, parcerias e sua visão para o futuro mais longínquo da sua divisão de jogos.
Na showcase de 2023, Starfield ganhou destaque com um trailer de jogabilidade, mostrando detalhadamente como o jogo funcionaria. Neste ano, podemos esperar algo semelhante com títulos já anunciados, como o novo Fable, Clockwork Revolution, Towerborne e o adormecido Perfect Dark da Initiative. Há rumores a respeito de um novo jogo da franquia Gears, podendo ser anunciada a sequência do 5 ou até mesmo um remake da trilogia original.
Além dos anúncios dos estúdios que fazem parte do Xbox Game Studios, a Bethesda com certeza terá seu espaço para apresentar seus novos projetos, como o recém-anunciado Blade da Arkane Austin
As participações especiais sempre elevam o nível do evento. Podemos relembrar da entrevista com Keanu Reeves apresentando o Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, algo parecido pode acontecer com o anúncio da expansão do Starfield: Espaço Estilhaçado. Parcerias serão bem-vindas, e anúncios de jogos third party chegando à plataforma, talvez algumas surpresas, como indicam os rumores, podem acontecer, como o tão aguardado Final Fantasy XVI.
Por último, os rumores de um novo hardware do Xbox podem se concretizar. A imagem do projeto já foi vazada durante a audiência Microsoft x FTC, e não há momento melhor para uma atualização de console que o meio da geração. Ainda hoje, Mat Piscatella, da Circana, revelou que as mídias físicas da plataforma representam menos de 10% do mercado nos EUA. Assim, um Series X 100% digital não seria uma enorme surpresa.
O Game Pass
O serviço já está consolidado na indústria e hoje é o principal atrativo da divisão Xbox. As empresas o enxergam como um agregador de valor aos seus jogos, especialmente as desenvolvedoras indies, que ganham uma enorme vitrine para divulgar suas obras. Já confirmados, temos o Eiyuden Hundred Heroes para o dia 23 de abril de 2024 e o Hollow Knight: Silksong, sequência de um dos indies mais populares da história, mas ainda sem data.
Diversos jogos devem entrar no Game Pass, especialmente aqueles que já atingiram suas expectativas de vendas. Surpresas podem ocorrer, como foi o caso de Lies of P e Atomic Heart, que em 2023 entraram no serviço em seus respectivos dias de lançamento. Talvez o Warhammer 40.000: Space Marine II dê as caras, devido à longa parceria da Focus Entertainment, distribuidora do jogo, com a Microsoft.
Síntese
Em resumo, o futuro do Xbox é extremamente promissor, considerando que a marca possui o serviço mais completo do mercado, a maior quantidade de estúdios internos entre as concorrentes diretas (Sony e Nintendo), jogos live service recebendo atualizações constantes, e sua base de fãs só tende a crescer com a expansão mobile almejada pela Microsoft.
Obs: Quer ficar ligado nas melhores promoções da internet? Então siga os grupos da Desconto em Games no WhatsApp e Telegram para não perder nenhuma novidade!