Faltam poucos meses para o lançamento de STALKER 2: Heart of Chornobyl, e como o estúdio desenvolvedor possui um acordo com a Microsoft, começaram a ser reveladas informações sobre o jogo nos consoles Xbox Series X|S.
STALKER 2 contará com dois modos gráficos no Series X: Modo de Desempenho, com foco nos 60 FPS, e um Modo de Qualidade, rodando com resolução e efeitos gráficos aprimorados.
Já no Series S, em uma entrevista recente, o produtor de STALKER 2, Slava Lukyanenka, afirmou que, atualmente, o jogo está rodando a 25 FPS, em um único modo que mescla a qualidade gráfica reduzida do Modo Desempenho com o alvo de 30 FPS do Modo Qualidade.
Confira o trecho da entrevista logo abaixo:
Pergunta: A Microsoft ajudou com a otimização das versões do Xbox?
Slava Lukyanenka: Bem, nossa equipe é madura o suficiente para cuidar sozinha de muitos aspectos do jogo. No entanto, a equipe do Xbox conhece melhor o desempenho do console e sabe o que é melhor fazer quando precisamos nos aprofundar na otimização.
A equipe da Microsoft nos visitou diversas vezes, fornecendo conhecimentos essenciais sobre melhorias que não tínhamos considerado. E o processo ainda não acabou.
Além do Xbox Series X, ainda estamos trabalhando na otimização para o Xbox Series S. Está indo bem, e a equipe do Xbox tem contribuído muito.
Pergunta: O Xbox Series S é a plataforma mais difícil de otimizar por ser mais fraca que as outras?
Slava Lukyanenka: No nosso caso, é bastante viável. No Xbox Series X, temos dois modos disponíveis. Um é o Modo Desempenho, onde o jogo roda a 60 FPS, com gráficos ligeiramente diferentes do Modo Qualidade, que parece incrível com todos os reflexos e texturas de alta resolução, mas roda a 30 FPS.
Estamos tentando alcançar uma experiência semelhante no Xbox Series S, combinando essas duas abordagens.
Pergunta: Isso significa que ele rodará a 30 FPS no Xbox Series S, com as mesmas configurações do modo 60 FPS do Xbox Series X?
Slava Lukyanenka: Ainda não. Até agora, conseguimos 25 FPS no Xbox Series S, mas ainda temos espaço para otimizar.
Como Lukyanenka mencionou, mesmo com o jogo rodando a apenas 25 FPS no Xbox Series S atualmente, ainda há bastante tempo para otimizações na plataforma.
Com a ajuda da Microsoft, é possível que o resultado final seja bastante satisfatório.
Ao ser questionado sobre a versão para PC, o produtor afirmou que a equipe está buscando implementar o Ray Tracing, mas é improvável que essa funcionalidade esteja disponível no lançamento. Contudo, o suporte ao NVIDIA DLSS está confirmado.
STALKER 2: Heart of Chornobyl será lançado no dia 20 de novembro para Xbox Series X|S e PC, estando disponível diretamente no Game Pass.
Fonte: WCCFTECH